[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria da Administração (Sead) iniciou na sexta-feira, 20, o uso do sistema BR/CTF (chips), para o controle de abastecimento de combustíveis nos carros oficiais do Governo de Sergipe. Inicialmente, 1.650 equipamentos foram liberados para instalação nos veículos do Estado, sendo que 1.498 veículos já receberam o chip. Este número correspondente a 95% do total da frota e a intenção do Governo do Estado é de implantar chips nos carros locados.

Participaram do evento, que ocorreu no estacionamento da Sead, o secretário de Administração, Jorge Alberto, o secretário adjunto. José Leite, o gerente geral de Controle de Frota, Antonio Carlos Menezes, servidores e responsáveis pela instalação do sistema.

A expectativa é de que haja uma economia de 20% a 30% com os chips. "O sistema não tem intervenção humana. Com a informatização, eliminaremos o desperdício de combustível. O objetivo é aumentar a segurança e melhorar a gestão do tráfego e fiscalização", disse Jorge Alberto, ressaltando que o chip permitirá um controle maior do veículo. "A inclusão do chip permitirá um melhor controle do consumo, segurança, aplicação de multas e pagamento do IPVA. O chip também será uma ferramenta importante para as medidas de prevenção e combate ao uso indevido de combustíveis". O carro de uso do secretário recebeu o equipamento.

O sistema

As informações sobre abastecimento de cada carro vão ficar armazenadas em um equipamento chamado RFC, que fica na base de abastecimento. Ao fim do dia, estas informações serão transmitidas para uma central e disponibilizadas em um site, para que todas as secretarias tenham acesso às informações.

"Cabe aos gestores de frota acompanhar estes relatórios de abastecimento para comparar e analisar a média de consumo e ver se ela se é adequada, se há alguma fraude e até mesmo se o veiculo precisa de uma revisão ou acompanhamento mecânico", disse Jorge Alberto. Com o sistema, a Secretaria de Administração vai saber o consumo de combustível de cada veículo e sua quilometragem rodada diariamente.

De acordo com o gerente operacional da regional da CTF – Tecnologia em Transporte, Antonio Carlos Menezes, responsável pela instalação do sistema, 100% da frota do Estado deverá estar com o chip instalado até o fim do ano. "Com essas medidas, esperamos atender à determinação do governador Marcelo Déda, no sentido de minimizar os gastos de combustíveis na frota governamental", afirmou Jorge Alberto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.