[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Moradores, prefeitos, membros das câmaras municipais, integrantes de sindicatos e movimentos sociais e representantes da sociedade civil em geral estiveram reunidos durante toda esta quinta-feira, 19, na Conferência Territorial do Plano de Desenvolvimento Territorial Participativo (PDTP), que aconteceu no território denominado Leste Sergipano.

Os participantes representaram os municípios de Japaratuba, Capela, Carmópolis, Divina Pastora, General Maynard, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, Siriri e Pirambu. As Conferências Territoriais do PDTP já aconteceram no Alto Sertão, Médio Sertão, Sul de Sergipe e Centro Sul. Com a conferência desta quinta-feira, no Leste Sergipano, já são 38 os municípios contemplados com a iniciativa, todos distribuídos nesses cinco territórios.

Assim como acontece em todas as conferências territoriais, os temas trabalhados para a verificação de demandas prioritárias do Leste Sergipano foram Educação; Saúde; Assistência Social; Segurança; Agropecuária; Administração Pública; Habitação; Cultura, Esporte e Lazer; Indústria, Comércio, Serviços e Turismo; Infra-Estrutura: estradas, energia e saneamento ambiental.

Na Educação, por exemplo, ficaram definidas como necessidades para o território a construção de uma escola agrotécnica, de uma escola técnica com cursos profissionalizantes e a implantação de um campus de extensão da Universidade Federal de Sergipe.

Já para a Saúde, as prioridades são a construção de um centro de atendimento fisioterápico e psicológico, além de um hospital regional de alta e média complexidades e de um centro de especialidades médicas e odontológicas.

Na temática Infra-Estrutura: estradas, energia e saneamento ambiental, foram citadas como prioridades a implantação de aterros sanitários e a regularização do transporte público coletivo. Os pedidos relacionados à Segurança Pública incluem a criação de um centro integrado, com Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além da edificação de uma cadeia territorial e de um centro de recuperação do adolescente infrator.

A próxima conferência territorial acontece no dia 24 de julho, no Agreste Central, território composto por Itabaiana, cidade sede do evento, Moita Bonita, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis, São Domingos, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Macambira e Malhador.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.