Comissão de Comércio Exterior destaca ações em Sergipe
O Comércio Exterior vem sendo tratado com seriedade em Sergipe pelo Governo do Estado, através das ações implementadas pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Os resultados apresentados pela balança comercial sergipana no primeiro semestre de 2007, com superávit de US$ 3.136 mil, e a indicação do Estado que teve o maior crescimento do período no país em exportações representam bem esse quadro.
Para discutir ações na área, a Comissão de Comércio Exterior de Sergipe, formatada durante a realização do Encomex, em junho último, realizou sua primeira reunião no auditório da Federação das Indústrias de Sergipe (Fies). Coordenado pelo secretário-adjunto da Sedetec, Alexandre Porto, o encontro tratou da apresentação dos objetivos da comissão e das atividades que fora realizadas ao longo desse período.
Nesse primeiro contato da comissão, os membros avaliaram como bastante positivo o Encomex realizado em Aracaju. "O evento motivou os empresários para a necessidade de conhecerem com mais profundidade o caminho de como exportar seus produtos", destacou Alexandre Porto, ao enfatizar a preocupação da comissão em nortear políticas direcionadas para o setor em Sergipe, em consonância com as exportações sergipanas que. Comparadas ao mesmo período do ano passado, as exportações de Sergipe apresentaram um crescimento de 224,67% nesse primeiro semestre do ano.
Para Alexandre Conrado, supervisor do Centro Internacional de Negócios da Fies, é de fundamental importância a iniciativa do Governo do Estado em dar um novo direcionamento à questão do comércio exterior. "Principalmente quando temos parceiros comprometidos, como está acontecendo com a formação dessa comissão, evitando atitudes isoladas dos setores que se preocupam com o avanço do setor em Sergipe", afirmou ele, ao observar a importância da conscientização para os empresários, quanto à oportunidade de negócios nessa área.
Ações
Durante a reunião, foram formados grupos de trabalho para a formatação de um Plano de Ação a ser realizado pela comissão neste ano. Foi apresentada, também, a ‘Cartilha da Exportação’, elaborada pela Fies, Correios, Banco do Brasil, Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e Sebrae. A cartilha orienta os empreendedores sergipanos sobre os primeiros passos para a exportação de seus produtos.
A realização de um seminário sobre o comércio exterior em Sergipe será um dos assuntos de pauta da próxima reunião, agendada para o dia 8 de agosto. O encontro culminou com a formatação do primeiro grupo de trabalho que no próximo dia 23 de julho vai se reunir para traçar as primeiras atividades a serem realizadas pela Comissão de Comércio Exterior, da qual fazem parte, além da Sedetec, a Codise, Infraero, Correios, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Federação das Indústrias do Estado de Sergipe e Sebrae.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]