[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu na última segunda-feira, 16, e na terça, 17, o ‘Curso de Vigilância em Saúde Ambiental’ para 50 servidores das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais. Três técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS) foram os instrutores do curso, que foi realizado no Delmar Hotel, em Aracaju, das 8h às 17h.

"Este encontro foi uma forma de capacitar os servidores, principalmente das vigilâncias municipais, sobre o que é, quais as atribuições e quais os passos iniciais para estruturar a Vigilância em Saúde Ambiental. Foi também uma maneira de estudar o programa do Governo Federal, o Vigiagua, abordando a portaria 518/04 e informando sobre a sua legislação, visando o controle e a qualidade da água para o consumo humano nos 75 municípios sergipanos", explicou Márcia Santana, gerente do setor de Meio Ambiente da Covisa estadual.

O curso foi dividido em palestras e oficinas. A palestra do dia 16 foi sobre Gestão em Vigilância em Saúde Ambiental, proferida por Sérgio Barretto, técnico da área de ações estratégicas da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM) da Secretaria de Vigilância Ambiental do MS. "Foram passadas ações estratégicas para a implantação e fortalecimento das vigilâncias em saúde ambiental dos municípios sergipanos", informou Sérgio.

No dia 17, a palestra foi sobre o programa Vigiagua, ministrada pelo técnico Isaías Pereira, da Vigilância em Saúde Ambiental do MS, onde foram mostrados o clorímetro e o turbidímetro, equipamentos de medição de quantidade de cloro e turbidez (coloração turva).

"Discutimos o programa Vigiagua, os seus conceitos, a base legal do programa e dividimos os participantes em grupos para elaborar o plano de trabalho, analisando se os parâmetros atendem à legislação para monitorar a água oferecida aos sergipanos", disse Isaías.

Reunião na Covisa da SES

A outra técnica, Maria de Jesus Cardoso, que trabalha na área de planejamento da Vigilância em Saúde Ambiental do MS, veio a Sergipe participar de uma reunião, nesta quarta, 18, às 9h, no auditório da Covisa estadual, entre os coordenadores das vigilâncias sanitárias (estadual e municipais) e os técnicos do Laboratório Central sergipano.

"Na verdade será uma conversa de aproximação dos entes federados (governos federal, estadual e municipais) para que haja um fortalecimento da vigilância ambiental no Estado", disse Maria de Jesus.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.