[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, abriu na manhã desta terça-feira, 17, a quarta rodada da Conferência Territorial do Planejamento do Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe (PDTP), no Centro Sul do Estado. O evento, realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), aconteceu no Clube do Banco do Nordeste, na cidade de Simão Dias, a 127 quilômetros da capital. Até o dia 28 de julho, mais de 900 delegados, representantes da população dos oito territórios de Sergipe, vão ajudar a decidir, nas conferências, quais ações e obras prioritárias devem ser incluídas no planejamento do Governo do Estado para os próximos quatro anos.

"Acabou-se o tempo em que a obra era escolhida pela cabeça isolada do governante. Com as conferências, Governo e população estabelecem uma nova relação de diálogo e de participação. Se é do bolso do povo que sai o dinheiro para os investimentos, é direito do povo ser ouvido na hora de escolher para onde vão os recursos. Esse é o início do exercício da cidadania plena", declarou o governador, ao comentar do significado especial de presidir a conferência na sua terra natal.

Além de Simão Dias, a Conferência Territorial do Centro Sul reuniu prefeitos, vereadores e representantes de movimentos sociais dos municípios de Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto.  "Além de dar vez e voz para que o cidadão do interior possa opinar, esse processo é importante pois permite que cada região discuta soluções prioritárias em conjunto para a execução de obras, investimentos e serviços do Governo do Estado", afirmou Déda.

A quinta rodada da conferência territorial, das oito que serão realizadas, acontece no município-sede do território Leste, em Japaratuba, na próxima quinta-feira, 19. Nos grupos temáticos, os representantes discutem temas de Educação; Saúde; Assistência Social; Segurança; Agropecuária; Administração Pública; Habitação; Cultura, Esporte e Lazer; Indústria, Comércio, Serviços e Turismo; Infra-Estrutura: estradas, energia e saneamento ambiental.

Todo o material coletado será discutido na Conferência Estadual Territorial do Planejamento do Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe, que acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto, no Centro de Convenções, em Aracaju.

Participação popular

Para a terceira conferência territorial, mais de 65 delegados tiveram a tarefa de priorizar as demandas mais importantes entre as 703 apontadas pelas 1.752 pessoas que participaram, no mês de junho, das conferências municipais das cinco cidades integrantes do Centro Sul do Estado. "Essa participação é o começo da mudança de um cenário melhor para o desenvolvimento de Sergipe. É a chance que a população tem de conhecer melhor seu território, identificar suas necessidades e construir o planejamento para sua região e para o Estado", apontou a secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón.

Na avaliação do prefeito de Poço Verde, Antônio Fonseca Dória, o ‘Tonho de Dorinha’, as conferências têm mobilizado os moradores do interior a opinar sobre as obras mais relevantes no saneamento básico, educação, saúde e geração de emprego e renda. "Considero boa essa iniciativa de colocar o planejamento também na mão da população, para que ela decida o que é mais importante para sua cidade e sua região", disse Tonho de Dorinha.

Presenças

Participaram da Conferência Territorial de Simão Dias a primeira dama do Estado, Eliane Aquino, o vice-governador, Belivaldo Chagas, o deputado federal Valadares Filho, a deputada estadual Conceição Vieira, além dos prefeitos de Lagarto, Zezé Rocha, de Riachão do Dantas, Laércio da Silva, de Tobias Barreto, Marly do Carmo Barreto Campos, além do secretário especial da Prefeitura de Simão Dias, Tenisson Déda, representante do prefeito de Simão Dias, José Valadares, que estava em Brasília para assinar um convênio com Ministério do Turismo.

Também estiveram presentes no evento os secretários de Estado da Coordenação Política, Jorge Araújo, das Cidades e da Integração Municipal, Bosco Costa, da Saúde, Rogério Carvalho, da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e Agrário, Paulo Viana, da Comunicação Social, Eloísa Galdino, do Meio Ambiente, Márcio Macedo, do Trabalho, Juventude e Promoção da Igualdade, Renato Brandão, e de Esporte e Lazer, Leó Filho.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.