Simpósio de Infecção Hospitalar atrai grande número de participantes
Dezenas de profissionais de saúde estão participando do I Simpósio de Infecção Hospitalar promovido pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Associação Sergipana de Estudos em Epidemiologia e Infecção Hospitalar (ASEPIH). O evento prossegue até este sábado, 14, no auditório do Senac, em Aracaju, para sensibilizar os gestores e subsidiar os participantes com mais informações sobre o tema.
Na tarde desta sexta-feira, 13, a presidente da ASEPIH, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Urgência Governador João Alves Filho (HUSE) e do Hospital de Cirurgia, Iza Lobo, proferiu a palestra ‘Prevenção da Infecção Hospitalar no Centro Cirúrgico’.
De acordo com a enfermeira dos Serviços de Saúde da Covisa estadual, Terezinha Dias, a intenção é montar um grupo maior de estudos. "Queremos trazer cursos de especialização de controle de infecção hospitalar e colocar nos currículos das faculdades esta disciplina", enfatizou.
O simpósio acontece até as 12h deste sábado com duas mesas redondas, uma sobre a prevenção de infecções em unidades críticas especiais como o setor de Oncologia e de DST/AIDS, e a outra sobre prevenção e controle de infecção em pacientes dialisados (com problemas renais).
Educação permanente
Na última quinta-feira de cada mês, um grupo de profissionais da saúde debate sobre o tema na sede da Vigilância Sanitária estadual. Qualquer pessoa interessada nas discussões pode participar do encontro. "Pode-se pegar infecção hospitalar até em um simples curativo, desde que a limpeza não tenha sido feita corretamente", alertou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Simpósio de Infecção Hospitalar atrai grande número de participantes – Foto: Wellington Barreto