Obras de ampliação do HUSE prosseguem em ritmo acelerado
Continuam em ritmo acelerado as obras de ampliação do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). As construções incluem novos Blocos de Serviços e Nutrição, Centro de Imagens e Diagnósticos e a conclusão do prédio do futuro hospital infantil, para onde será transferido provisoriamente o setor de Urgência/Emergência do HUSE durante a reforma completa do atual Pronto-Socorro Adulto.
O Governo de Sergipe está investindo cerca de R$ 14,5 milhões em todo o projeto de ampliação e reestruturação do HUSE. Deste total, aproximadamente R$ 9,5 milhões estão sendo aplicados na aquisição de equipamentos, instrumental cirúrgico, mobiliário e roupas hospitalares.
A ampliação do HUSE está dividida em três módulos. O Bloco de Serviços e Nutrição abrange a lavanderia, o refeitório e o setor de nutrição, além de uma nova subestação de energia, que vai alimentar também o futuro hospital infantil e o Centro de Imagens e Diagnósticos. Este último integra, juntamente com o novo Centro Cirúrgico, o segundo módulo da obra.
O terceiro bloco da reforma e ampliação do HUSE é o prédio erguido para abrigar o novo Pronto Socorro-Infantil, inaugurado pelo governo anterior mesmo sem estar finalizado. A transferência do Pronto Atendimento de Urgência-Emergência do HUSE para o prédio que abrigará o futuro hospital infantil vai possibilitar a operacionalização das chamadas áreas de baixo, médio e alto riscos – verde, amarela e vermelha, conforme estabelece o Ministério da Saúde.
Avanço
Com aproximadamente 3 mil m², o Bloco de Serviços e Nutrição está em fase final. Cerca de 50 operários trabalham no local para colocar o forro do teto, o acabamento de parte do piso e as instalações elétricas e hidráulicas. A montagem de alguns equipamentos está prevista para começar na próxima semana, com a implantação de três elevadores cujo maquinário já está no prédio.
A construção segundo bloco também avança em ritmo acelerado. As nove salas do Centro Cirúrgico já estão com a obra física concluída e falta apenas a instalação dos equipamentos.
O novo Centro Cirúrgico já vai dispor de expurgo próprio, salas de instrumentação cirúrgica, videolaparoscopia, e de Recuperação Pós-Anestésico (SRPA) com capacidade para receber até oito pacientes de uma só vez. Com a nova unidade, o espaço do atual Centro Cirúrgico vai ser reformado para permitir a ampliação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulta.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Obras de ampliação do HUSE prosseguem em ritmo acelerado – Foto: Isa Vanny