Consultor do MEC debate Ensino Médio Integrado com técnicos da SEED
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realizou na manhã desta terça-feira, 10, uma reunião para debater a implantação do Ensino Médio Integrado (EMI) nas escolas públicas estaduais de Sergipe. Participaram técnicos de Departamento de Educação (DED), diretores das escolas envolvidas e o consultor do Ministério de Educação para Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em Nível Técnico, Fernando Lincoln Matos.
Em todo o país, o EMI foi regulamentado pelo MEC através do decreto 5.154/04. De acordo com a proposta, a nova modalidade de ensino deverá ofertar aos alunos a oportunidade de concluir o ensino médio e, ao mesmo tempo, adquirir uma formação específica para sua inclusão no campo profissional. No caso de Sergipe, as primeiras instituições de ensino a serem beneficiadas com o EMI são Petrônio Portella e Barão de Mauá. Eles vão disponibilizar, a partir de 2008, o Curso de Informática com habilitação em Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados para 80 alunos de duas turmas do turno da manhã.
"Fizemos um levantamento das necessidades do nosso mercado e verificamos que o curso de informática interessaria mais aos alunos assistidos neste primeiro momento", disse a diretora do Serviço de Ensino Médio do DED, professora Claudina Maria Barreto Sobral. Ela disse ainda que foram estudadas as possibilidades de oferta dos cursos de Gestão e Construção Civil.
A professora Claudina Sobral informou que até 2010 outras escolas da rede deverão adotar o Sistema de Ensino Médio Integrado. Segundo ela, até lá essas duas escolas – Petrônio Portella e Barão de Mauá – serão pioneiras em um processo que foi criado, principalmente, com a perspectiva de oferecer aos jovens uma nova opção de ensino. O objetivo é fazer com que o jovem consiga, ao mesmo tempo, concluir o ensino médio e adquirir um nível técnico estruturado, facilitando o ingresso no mercado de trabalho.
Crise na Educação
Para o consultor do MEC, Fernando Lincoln, os fatores que levaram à implantação desta modalidade nas escolas foi o reconhecimento da crise educacional vivenciada pelas escolas públicas brasileiras. De acordo com ele, cerca de 2 milhões de jovens concluem o ensino médio. Desses, 400 mil ingressam nas universidades e do 1,6 milhão restante, apenas 700 mil ingressam em cursos técnicos. Os dados, segundo Fernando, resultam num déficit de pelo menos 900 mil novas vagas de ensino médio integrado.
"O atual ensino médio, denominado de regular, parece não estar atendendo mais às necessidades do país e nem está atendendo à Lei de Diretrizes e Bases", completou o consultor. Fernando Lincoln apresentou uma série de dados aos participantes da reunião. Conscientizou sobre as causas que levaram à implantação do EMI, mostrou dados estatísticos sobre o crescimento expressivo de matrículas na Educação Profissional e esclareceu dúvidas.
Melhorias
Para a diretora do Departamento de Educação, professora Maria Izabel Ladeira, a Secretaria de Educação está com uma grande expectativa em relação à implantação do Ensino Médio Integrado em 2008. "Estamos trabalhando dentro de um cronograma. Agora passaremos a depender dos recursos do MEC, que virão graças a um convênio firmado com o Governo do Estado e que deverá ser liberado entre os meses de agosto e setembro", disse a diretora do DED.
Izabel Ladeira acrescentou que, a partir desse momento, a SEED passará a investir na infra-estrutura dessas escolas selecionadas para funcionarem como piloto. Os recursos, segundo ela, serão destinados à recuperação e adequação da parte física das escolas, capacitação de professores e acervo bibliográfico.
"Vários dos nossos alunos estavam sem interesse pelas aulas, estavam evadindo. O EMI será uma grande opção para eles porque os conduzirá ao mundo do trabalho, sem qualquer prejuízo", ressaltou a diretora do Colégio Estadual Barão de Mauá, professora Maria Cristina Santos. Assim como o Barão de Mauá, o Petrônio Portela foi selecionado por critérios. Dentre esses estavam a adesão e aceitação do processo de mudança pela equipe diretiva e professores.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Consultor do MEC debate Ensino Médio Integrado com técnicos da SEED – Foto: Juarez Silveira/Educação