[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A ouvidora em Saúde, Taciana Munareto, e o coordenador da Vigilância Sanitária, Antônio Pádua, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram de na última semana do encontro ‘Ouvindo o Cidadão: Saúde e Vigilância Sanitária’. O evento, realizado no Tropical Hotel, em Manaus (AM), foi promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ouvidor SUS do Ministério da Saúde (MS), com a participação de aproximadamente 150 profissionais de saúde e das vigilâncias sanitárias do Brasil.

Segundo Taciana, o objetivo foi promover a integração das ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) e das Coordenações de Vigilância Sanitária (Covisa) estaduais e municipais, assim como fortalecer a qualidade do atendimento prestado à população. "Aqui em Sergipe, nós já fazemos um trabalho unificado. Sempre que aparece uma crítica ou uma sugestão para a Vigilância Sanitária, nós encaminhamos a mensagem e oferecemos as respostas aos usuários", disse a ouvidora em Saúde da SES.

Segundo Antônio Pádua, esta foi a primeira vez em que as vigilâncias sanitárias dos estados e capitais participaram de um encontro conjunto com as ouvidorias brasileiras. "É uma aproximação importantíssima para a melhoria dos serviços de vigilância porque a Ouvidoria representa o interesse do cidadão e precisa ser uma parceria vital do nosso trabalho", explicou o coordenador da Covisa.

Pontos Principais

De acordo com Taciana, a proposta de instalação de uma Ouvidoria em Saúde para cada região do Estado de Sergipe foi aceita durante as discussões nas oficinas do evento. "Futuramente, se for detectada a necessidade, as ouvidorias poderão ser levadas também para as secretarias municipais de Saúde", falou a ouvidora, ao acrescentar que a sensibilização dos gestores, a divulgação do papel da ouvidoria e a realização de capacitações e treinamentos para os profissionais da área também são fundamentais.

A Ouvidoria em Saúde da SES está em funcionamento na sede da secretaria, no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) e na Maternidade Hildete Falcão Batista (MHFB). Em breve, ela também será implementada no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) e no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).

Guia de Orientações

No encontro, a Ouvidoria da Anvisa lançou o guia de orientações "Ouvindo a Vigilância Sanitária". O material foi elaborado em linguagem simples e contém informações sobre a atuação das ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS). No guia, são abordadas questões comuns ao dia-a-dia dos serviços de atendimento ao público, as ações desenvolvidas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e, neste contexto, a importância da atuação das ouvidorias.*

* Com informações da Anvisa

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.