Curso Básico de Vigilância Epidemiológica termina nesta sexta-feira
"Queremos capacitar os técnicos da saúde no diagnóstico e planejamento das ações da Vigilância em Saúde do Estado para que nossos servidores estaduais estejam cada vez mais qualificados e possam repassar estes conhecimentos com segurança aos profissionais dos municípios", informou Giselda Melo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES, segundo quem a participação da Atenção Básica no evento é fundamental para integrar as ações.
De acordo com a enfermeira Cristina Scardazzi, uma das facilitadoras do evento e representante do MS, os cinco módulos do curso foram elaborados pelo próprio Ministério com a preocupação de abrir espaços para inserir os conhecimentos regionais. Além dela, vieram monitorar o evento Sônia Barbosa, também técnica do MS, e Aílton Domício, técnico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Epidemiologia
A epidemiologia estuda o processo saúde-doença, sua distribuição e seus determinantes em grupos humanos. Os princípios e métodos são largamente utilizados na prática de trabalho em saúde pública com o objetivo de orientar a tomada de decisões, o planejamento, a programação, a normatização e a execução das ações de saúde. Na SES, a Vigilância Epidemiológica está dividida entre a coordenadoria central e cinco gerências específicas: a de Imunizações, a de Antrozoonoses, a de Doenças Transmissíveis, a de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis, e a de Informação e Saúde.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Curso Básico de Vigilância Epidemiológica termina nesta sextafeira – Fotos: Wellington Barreto/Saúde