Dia Nacional do Bombeiro é comemorado com a comunidade
Uma exposição promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, iniciou nesta segunda-feira, 2, a programação alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro. Os militares prepararam uma série de atividades lúdico-educativas para mostrar à população como funcionam os equipamentos e como a tropa atua diariamente nas atividades inerentes a profissão.
A Banda de Música da corporação animou o evento com canções populares e dobrados militares. As pessoas que foram conferir a exposição ainda contaram com serviços de saúde oferecidos pelos pronto-socorristas militares, como a aferição de pressão arterial. Também foram realizadas demonstrações técnico-profissionais, com utilização de equipamentos especiais de combate a incêndio, resgate e primeiros socorros a vítimas de acidentes de trânsito, de produtos perigosos e de afogamento.
Outra atividade que chamou a atenção dos visitantes foi uma simulação de resgate de vítimas em altura. Com a aplicação de cordas, os bombeiros impressionaram o público com o preparo e a destreza, mesmo em situações adversas.
"É uma grande satisfação aproveitar momentos de festa como este para aproximar a instituição e a população. Isso significa ampliar nossa missão de sempre proteger e passar conhecimentos úteis", afirmou o tenente-coronel Hermes Rodrigues Lira Filho, diretor do Centro de Ensino e Instrução (CEI).
As comemorações pelo Dia Nacional do Bombeiro prolongam-se até a sexta-feira, 6, quando será realizada uma formatura solene no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, na rua Siriri, Centro. Já nesta terça-feira, 3, a corporação realiza ‘Um dia de Bombeiro’, quando personalidades convidadas vivenciarão as aventuras da profissão de bombeiro, como se fossem integrantes da tropa. Ainda nesta terça-feira será dado início a um torneio interno de futebol de campo, com a participação das diversas unidades da Instituição. Os jogos serão realizados no Clube dos Oficiais Militares de Sergipe, no bairro Farolândia.
História
O dia 2 de Julho, que é a data da criação do primeiro serviço de extinção de incêndios do Brasil, foi escolhido como o Dia Nacional do Bombeiro. Há 151 anos, diante dos numerosos sinistros que vinham ocorrendo no Rio de janeiro e em São Paulo, o imperador Dom Pedro II, por meio do Decreto nº 17.775, instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. Com advento da República, recebeu o nome de Corpo de Bombeiros.
Nessa época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço ou rio mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. Para oficializar a importância do bombeiro, por decreto presidencial, desde 1954, todo 2 de julho deve ser dedicado a homenagear esses profissionais.
Em Sergipe, o Corpo de Bombeiros foi criado oficialmente em 1º de outubro de 1920 e conta atualmente com aproximadamente 600 homens e mulheres. Esse efetivo está distribuído em oito unidades operacionais na capital e interior. "Nada mais justo que uma data em honra dessas pessoas sensíveis às necessidades do próximo e engajadas no desejo de servir bem à comunidade", afirmou o secretário da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Dia Nacional do Bombeiro é comemorado com a comunidade – Foto: Ascom/SSP