Oficina constrói programas para a política de Vigilância Epidemiológica
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu na terça-feira, 26, a ‘Oficina de Construção dos Programas e Protocolos da Vigilância Epidemiológica do Estado’ para 135 servidores do órgão. O evento, que continua nesta quarta-feira, 27, durante todo o dia, acontece no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju.
Segundo Giselda Melo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica estadual, o objetivo do encontro é definir os programas e os trabalhos a serem desenvolvidos dentro da política de saúde da Vigilância. A oficina foi dividida entre a parte teórica, que é ministrada durante as manhãs, e às tardes, é feita a divisão de cinco grupos de trabalho.
"Este é o segundo momento de atividade. No primeiro, fizemos o reconhecimento de nós mesmos, enquanto profissionais de Vigilância Epidemiológica. Agora estamos nos apropriando de conceitos, de cartografia, de território e de riscos. Devemos entender qual é a população vulnerável, quais os danos, as necessidades e os determinantes do processo saúde-doença da população, como obesidade, tabagismo, entre outros", explicou Giselda.
O terceiro momento, de acordo com Giselda, será o de definição da política estadual de Vigilância Epidemiológica. "A previsão é que isso aconteça em outro encontro, entre os dias 9 e 13 de julho. O secretário Rogério Carvalho deseja que esta política esteja definida no final de julho", afirmou a coordenadora.
Vigilância Epidemiológica
A Vigilância Epidemiológica da SES tem 135 servidores e está dividida entre a coordenadoria central e cinco gerências específicas de Imunizações: Antrozoonoses, Doenças Transmissíveis, Doenças e Agravos Não-Transmissíveis, de Informação e Saúde.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Oficina constrói programas para a política de Vigilância Epidemiológica – Foto: Wellington Barreto