[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Cerca de 60 funcionários do Centro Administrativo do Banese, no Distrito Industrial de Aracaju, aderiram à campanha de doação de sangue ‘Santo de Casa Também Faz Milagre’ nesta quinta-feira, 21. Desde às 8 horas, os bancários estão contribuindo com suas doações para abastecer o estoque de sangue do Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde de Sergipe (Hemolacen).

O objetivo da campanha é conscientizar os próprios colaboradores do órgão, do Governo de Sergipe, de empresas públicas e privadas, além de estudantes e da sociedade em geral sobre a importância do ato de doar sangue para salvar vidas. A coleta dentro das instituições está sendo realizada pelo Hemolacen em locais com mais de 50 doadores.

Caso a quantidade de candidatos à doação não chegue a este número, os voluntários podem realizar suas doações na própria sede do órgão, na avenida Tancredo Neves, s/n, onde serão recebidos por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, auxiliares e biomédicos.

Praticidade

O analista de sistemas Jeferson Almeida, portador do tipo sanguíneo raro ‘O’ negativo, foi o primeiro funcionário a doar sangue. Segundo ele, a campanha do Hemolacen facilita as doações, oferecendo mais comodidade ao voluntário. “Já estava querendo doar há muito tempo e agora ficou bem melhor porque ganho tempo e não preciso sair do meu local de trabalho”, opinou.

Verbena Vilanova já é doadora de medula óssea, mas esta foi a primeira vez que doou sangue. "Já agendei para os próximos 90 dias a minha segunda doação", informou.

Cidadania

De acordo com Mariamália Andrade, gerente de Atividades Médicas do Hemocentro, doar sangue é um ato de solidariedade e cidadania. "O Banco do Hemolacen registra atualmente uma baixa no estoque causada pelas férias escolares e também pelos festejos juninos. Por isso, é fundamental que as pessoas se apresentem para doar sangue", explicou.

Segundo o presidente do órgão, Roberto Gurgel, é necessário que as pessoas com todos os tipos sangüíneos façam doações, especialmente as de fator RH negativo, mais difícil de ser encontrado. “Atualmente, 50% daqueles que fazem doações retornam ao Centro, mas este número precisa ser ampliado”, disse.

Como participar

Os interessados em receber uma equipe do Banco de Sangue para realizar a coleta devem entrar em contato com o Serviço Social ou a Assessoria de Comunicação do Hemolacen pelo telefones (79) 3259-3191, 3259-3174 ou 8807-4593. Na próxima quinta-feira, 28, uma equipe do banco vai coletar sangue na Rádio FM e TV Sergipe.

Para doar, os requisitos necessários para doar sangue são:

– Ter idade entre 18 a 65 anos;}
– Estar bem alimentado, mas evitar comida gordurosa e saturada;
– Dormir pelo menos durante seis horas antes da doação;
– Não fumar duas horas antes e nem depois da doação;
– Apresentar documento com foto;
– Não ingerir bebida alcoólica até 12 horas antes de doar;
– Nunca ter contraído hepatite a partir de 11 anos de idade;
– Pesar a partir de 50 quilos;
– Se já houver contraído siflis, ter sido curado há pelo menos um ano e avaliado por um médico;
– Nunca ter contraído Doença de Chagas;
– Ser uma pessoa saudável.

O sangue de todos os doadores é submetido a uma avaliação. Caso seja identificada alguma anormalidade, o doador é devidamente orientado para fazer o tratamento necessário.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.