[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, apresentou aos deputados estaduais sergipanos o Planejamento do Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe (PDTP) nesta quinta-feira, 21. Falcón ocupou a tribuna no grande expediente da Assembléia Legislativa para explicar detalhadamente o Plano aos parlamentares e à imprensa. Em 45 minutos, ela apresentou a metodologia, os princípios e conceitos adotados para traçar um plano de desenvolvimento com base em oito territórios, construído de forma participativa, e que compreende até dez anos de governo.

Lúcia traçou um histórico de ações do Plano desde o início da gestão do governador Marcelo Déda, quando ocorreu, ainda em fevereiro, o Seminário do PDTP, no qual 17 entidades de diversos segmentos firmaram um grande pacto para o desenvolvimento de Sergipe. "A partir de então, a Universidade Federal de Sergipe nos auxiliou na definição dos oito territórios, com critérios econômicos, geográficos, sócias, políticos e culturais", explicou.

Falcón informou que, após o seminário, foram realizadas diversas ações dentro do PDTP, como oficinas para capacitação de técnicos, fóruns de debates com entidades estaduais e federais e discussões com a academia, movimentos populares e conselhos comunitários para chegar a um consenso sobre os oito territórios de planejamento.

Conferências

Essas ações, segundo a secretária, culminaram nas Conferências Municipais do PDTP, que são audiências públicas nos 75 municípios do Estado, com a atuação de prefeitos, das câmaras de vereadores das cidades, comissões executivas e facilitadores treinados pela Seplan. Nessas plenárias, a população discute em grupos temáticos os problemas de sua cidade e aponta as ações e obras prioritárias para resolvê-los.

Em dez grupos, os participantes, discutem os problemas e potencialidades do município e território em áreas como saúde, educação, segurança, infra-estrutura, gestão pública, habitação, indústria, comércio e serviços, agropecuária e assistência social.

"Já realizamos conferências em sete territórios, que tiveram uma notável participação popular. Mais de 15 mil pessoas já participaram do planejamento de ações que irão mudar o futuro de Sergipe", ressaltou.

Lúcia concluiu sua apresentação conclamando todos os deputados a mobilizarem suas bases municipais para as Conferências Municipais da Grande Aracaju e as Territoriais, que ocorrem em julho, e a grande Conferência Estadual do PDTP, que será realizada em Aracaju no mês de agosto. 

"O Plano Plurianual de Investimentos, que é uma obrigação legal do Governo do Estado, pela primeira vez será encaminhado ao Legislativo contendo projetos escolhidos democraticamente pelos cidadãos do Estado, num momento histórico para Sergipe e para o Brasil", reforçou Falcón, que informou, ainda, que o PPA será entregue à Assembléia no final de agosto, contendo todos os relatórios e projetos decididos nas três etapas de conferências do PDTP.

Depoimentos

Após seu discurso, vários deputados usaram da fala para congratular a secretária do Planejamento e sua equipe pela realização do PDTP. Gilmar Carvalho ressaltou a importância do momento democrático para Sergipe, e lembrou que esta é a hora da população reivindicar projetos importantes para sua cidade, a exemplo de ações que fortaleçam o comércio de Tobias Barreto.

Francisco Gualberto lamentou a ausência do líder da oposição, Venâncio Fonseca, ao expediente desta quinta-feira. "Se ele estivesse aqui, ficaria maravilhado, e não teria o que falar nem criticar de uma iniciativa tão democrática. É uma pena que não tenha comparecido", lamentou Gualberto.

Conceição Vieira, Angélica Guimarães, Wanderlê Correia, o presidente da Assembléia, Ulices Andrade, e Tânia Soares (autora do requerimento que convidou a secretária para falar na Casa) também elogiaram a secretária e toda a equipe do Governo do Estado pela iniciativa histórica.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.