Sergipe tem destaque na mídia nacional no período junino
O empenho do Governo de Sergipe em promover a revitalização e a valorização das tradições culturais e folclóricas no período junino, além de dinamizar a atividade turística, tem conseguido atrair a atenção da mídia nacional para a riqueza, diversidade e peculiaridade cultural encontrada no Estado. Prova disso são as diversas inserções que Sergipe têm conseguido na imprensa nacional, a exemplo de mais uma matéria publicada na edição desta quinta-feira, 21, do caderno de Turismo do jornal Folha de São Paulo.
"Sergipe comprova a máxima de que tamanho não é documento. Com menos de 22 mil km² e só 2 milhões de habitantes, o menor Estado brasileiro fisga o visitante com belezas naturais no litoral e no sertão e atrações históricas, gastronômicas e culturais, que se traduzem em festas juninas", diz a introdução da matéria do repórter Leonardo Wen. O texto ainda menciona a existência de diversos atrativos nos litorais Norte e Sul, no cânion do São Francisco e em cidades históricas, destacando belezas naturais e aspectos culturais diversificados, como a tradição pirotécnica do município de Estância no período junino.
Em 11 páginas do caderno de Turismo da Folha, o repórter Leonardo Wen descreve os festejos juninos na capital e no interior, com destaques para algumas cidades, como Estância e Areia Branca, e o resgate cultural promovido neste ano, as belezas e as opções de lazer da Orla de Atalaia, a culinária sergipana e os mercados municipais, o Parque dos Falcões, em Itabaiana, e o relacionamento de José Percílio Costa com as aves, os cânions de Canindé do São Francisco, a opção de passeio em Mangue Seco e a tradicional moqueca de caranguejo defumada na palha.
Reportagem especial
Outro momento de destaque mencionando Sergipe foi uma reportagem especial produzida para o programa "Mais Você", da TV Globo, apresentado por Ana Maria Braga. A reportagem foi feita por uma grande equipe de profissionais da TV Sergipe e mostrou a tradição dos festejos juninos no Estado. A matéria foi veiculada dia 13 de junho, mostrando a Quadrilha Assum Preto e o trio pé-de-serra que a acompanha, demonstrando a dança e as músicas típicas do período junino para todo o país, além de enfocar a decoração e aspectos da culinária também presentes no Arraiá do Povo.
O Arraiá do Povo também teve destaque no Jornal da Globo, na abertura do evento. Já na noite deste sábado, 23, Sergipe estará novamente em rede nacional, com o ‘São João do Nordeste’, da TV Globo, com imagens do Forró Caju.
E em uma iniciativa inédita, nesta sexta-feira, 22, a cobertura dos festejos vai ganhar um reforço de peso. Numa iniciativa da Aperipê TV, o programa ‘Sem Censura’, da emissora carioca TVE Brasil, será apresentado ao vivo, direto de Aracaju, para todo o país. Comandada pela jornalista Leda Nagle, a atração terá como cenário o restaurante e casa de forró Cariri, na Orla da Atalaia, e contará com a participação de diversos nomes da cultura sergipana.
Entre os convidados, já estão confirmadas as presenças da sergipana Expedita Ferreira, filha única de Lampião e Maria Bonita, da historiadora Vera Ferreira, neta de Lampião, do poeta Francisco Passos Santos, o Chiquinho do Além-Mar, autor de literatura de cordel, do historiador Luiz Antônio Barreto, do músico Márcio de Dona Litinha, da banda Naurêa, e do cantor pernambucano Reginaldo Rossi. O Sem Censura vai ao ar a partir das 16h.
Destaques
Nas últimas semanas, reportagens especiais, uma do Correio Braziliense, de Brasília, e outra do Jornal do Commércio, de Pernambuco, destacaram as festas pelo interior, o resgate das tradições, o Arraiá do Povo e a programação nas cidades-pólo deste ano, Areia Branca, Capela, Muribeca e Estância. A publicação destas matérias em veículos de circulação nacional comprova o acerto da iniciativa do Governo do Estado em priorizar a valorização das autênticas tradições culturais e do folclore de Sergipe.
Na reportagem do Jornal do Commércio, intitulada "Em Aracaju, forró é na Orla de Atalaia", publicada em uma página no caderno de turismo do último dia 7 de junho e feita pelo repórter Bruno Albertim, o jornal divulgou as principais características do festejo sergipano. "O fato é que o evento é mesmo grandioso. As festas começam à zero hora do dia primeiro de junho e só param no primeiro dia de julho. Além de Aracaju, capital convertida em um grande arraial, nada menos do que 65 cidades de Sergipe integram os festejos oficiais", dizia o texto da matéria.
O texto ainda destacou a programação nas principais cidades-pólo do interior, explicitando as principais características de cada localidade. A dimensão e a importância dos festejos juninos para a identidade cultural sergipana são o pano de fundo para todas as avaliações que o jornalista realizou. Outro destaque descrito é o clima de paz, harmonia e animação que prevalecem nos quatro cantos do Estado.
De forma semelhante, o jornal Correio Braziliense, também em seu caderno de turismo, publicou, no último dia 6 de junho, uma matéria de página dupla que dá destaque aos festejos juninos sergipanos por sua característica de envolver toda a população num clima festivo durante todo o mês de junho.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe tem destaque na mídia nacional no período junino – Foto: André Moreira/ASN