[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma reunião com representantes do Departamento de Desenvolvimento Agropecuária de Sergipe (Deagro), do Ministério da Agricultura e de todos os industriais e órgãos municipais e estaduais ligados à Vigilância Sanitária vai debater, durante a manhã desta segunda-feira, 18, no auditório do Deagro, o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

O papel do Suasa é inspecionar a saúde dos produtos de origem animal e vegetal, garantindo assim a qualidade dos alimentos destinados ao consumo humano. A criação do Sistema, regulamentado pela Instrução Normativa n.º 19, padroniza os critérios de inspeção municipal, estadual e federal nas indústrias. Ao contrário do que ocorria antes, quando as inspeções eram feitas isoladamente e por isso só era permitido comercializar dentro dos limites da área inspecionada. O Suasa permite às agroindústrias exportar seus produtos nacionalmente, pois o sistema faz uma inspeção integrada. 

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, um dos sistemas integrantes do Suasa, faz o controle dos produtos de origem animal, através da fiscalização sanitária de Médicos Veterinários do Serviço de Inspeção Federal nas empresas. A inspeção regional não foi extinta. O município faz a inspeção e comercialização dentro de sua cidade, porém seguindo os critérios de inspeção do Sistema Unificado de Inspeção. "No lugar de cada município ou estado brasileiro fazer a inspeção isoladamente, o Suasa unifica todos os pré-requisitos numa só inspeção", comentou a Diretora de Defesa
Animal e Vegetal do Deagro, Salete Dezen Vieira.

Os produtos que passarem pela inspeção do Suasa receberão o logotipo do sistema identificando-os nas prateleiras dos mercados. Isso significa que as condições higiênico-sanitárias exigidas pelo Suasa foram devidamente cumpridas. Um certificado de qualidade autêntico e que dá garantia da qualidade final do produto, entretanto a adesão ao sistema não seja obrigatória ela é feita de forma voluntária pela região que deseja segui-la.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.