[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou nesta quarta-feira, 13, do evento mais importante do calendário religioso do município de Itabaiana, a 46 quilômetros da capital, ao acompanhar a procissão dedicada ao padroeiro Santo Antônio. O evento consolida uma tradição de 118 anos na cidade serrana. Na seqüência, o governador e sua comitiva dirigiram-se à Colina do Santo Antônio, em Aracaju, onde participaram da também tradicional procissão que percorre as ruas do bairro mais antigo da capital.

Em Itabaiana, ao lado da prefeita Maria Mendonça, o governador se incorporou à uma multidão estimada em mais de 30 mil pessoas, que percorreu diversas ruas da cidade, num trajeto de aproximadamente cinco quilômetros, ao som de cânticos e louvores ao padroeiro da cidade. "A procissão de Itabaiana é uma das mais tradicionais manifestações de fé e confiança da comunidade católica sergipana. Além disso, as comemorações em torno da festa do padroeiro mobilizam toda a sociedade itabaianense em torno de manifestações culturais de extrema importância para a própria cultura sergipana e para a manutenção de nossas tradições", afirmou o governador.

Festa do Caminhoneiro

Marcelo Déda também fez questão de ressaltar a importância da Festa do Caminhoneiro, um dos grandes eventos promovidos no período, que alcança repercussão nacional.

"Itabaiana é a cidade brasileira que se caracterizou pela vocação de seu povo para essa heróica atividade de caminhoneiro, cruzando as estradas do Brasil. Por isso, a festa de Santo Antônio, durante a sua programação, tem um espaço dedicado a essa categoria profissional e realiza a festa mais importante e mais famosa do Brasil", disse o governador.

A Festa do Caminhoneiro foi encerrada na última terça-feira, 12, e contou com grandes atrações em sua programação, tornando Itabaiana a ‘capital’ nacional do caminhão no período.

"Este ano, com a participação decisiva da prefeita Maria Mendonça, foi intensificada a participação de empresas do setor rodoviário apresentando seus produtos, demonstrando o potencial econômico e trazendo incentivos não só para a economia de Itabaiana, mas para todo o Agreste sergipano", frisou Déda.

Tradição

De acordo com a prefeita Maria Mendonça a tradição das trezenas de Santo Antônio, com a realização de treze missas em dias consecutivos em homenagem a Santo Antônio, envolvem toda a comunidade de Itabaiana e se configuram como a mais importante tradição religiosa da região.

"É um momento de congraçamento que culmina com a procissão onde toda a população da cidade participa dos louvores a Santo Antônio há 118 anos. Ficamos felizes em colaborar com esse momento de união e fé do povo itabaianense", declarou a prefeita.

Durante o cortejo, ficam evidentes as manifestações de fé do povo da região. Diversas pessoas acompanham a procissão de pés descalços, vestidas em hábitos franciscanos e com outras diversas demonstrações de devoção e crença no padroeiro da cidade.

Ciclo Junino

Já na procissão em homenagem a Santo Antônio, em Aracaju, o governador Marcelo Déda, acompanhado do prefeito Edvaldo Nogueira, cumprimentou populares e os devotos do chamado ‘santo casamenteiro’ que lotavam a colina do Santo Antônio. "Esta é uma das mais tradicionais festas do nosso Estado, e é uma das marcas do 13 de junho na cidade de Aracaju. A partir de hoje, pode-se dizer que o ciclo dos santos de junho se instala tanto do lado da fé, do lado religioso, quanto do lado profano, das festas juninas que celebram a colheita, homenageando Santo Antônio, São João e São Pedro", disse o governador.

A procissão também reuniu milhares de fiéis que percorreram em cortejo as ruas do bairro Santo Antônio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.