Números do Samu refletem tranqüilidade do Arraiá do Povo
Os dados contabilizados pelo Samu 192 Sergipe atestam tamanha tranqüilidade durante as 11 primeiras noites do Arraiá do Povo. Até o momento, foram registrados 82 atendimentos no mini-hospital montado pelo serviço de urgência da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no espaço da festa. A maioria dos casos está relacionada com o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Até o momento, não foi registrada nenhuma remoção para unidades hospitalares da capital em virtude de lesões corporais graves.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) comemora os registros do Samu e destaca o sucesso do planejamento operacional montado com antecedência para a aplicação nos festejos juninos na capital e interior do Estado. Segundo o capitão Santos Júnior, comandante do policiamento militar no Arraiá do Povo na 11ª de festa, o efetivo disponibilizado estrategicamente na área interna do Arraiá do Povo, bem como na região periférica vem possibilitando uma tranqüilidade adequada para os que prestigiam as atrações no evento.
O capitão lembrou que a criteriosa averiguação dos que entram no espaço da festa, através de detectores de metal, além das equipes policiais que atuam no policiamento a pé, o ciclopatrulhamento e o policiamento motorizado vêm oferecendo resultados positivos. "É uma prova de que o planejamento da polícia foi acertado", comentou o capitão, lembrando que a orientação da SSP é aperfeiçoar os trabalhos para o Forró Caju, que começa no próximo final de semana.
Samu
A gerente administrativa do Samu 192, Mariluce Barreto, lembrou que apenas em um dia do Forró Caju, quando são registrados mais de 100 casos de atendimento no posto do serviço no espaço da festa, é superada a marca das 11 primeiras noites do Arraiá do Povo. "Realmente os números impressionam. Praticamente não tivemos nenhum caso de traumas, apenas alguns casos de lesões leves provocados por quedas no espaço do evento, mas nenhuma lesão provocado por brigas", analisou Mariluce.
Mesmo com a pequena movimentação, a equipe de Samu 192 conta com oito leitos, uma sala de estabilização, duas unidades para transporte de pacientes e uma média de dez profissionais por noite, oferecendo maior tranqüilidade para os que marcam presença no evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Números do Samu refletem tranqüilidade do Arraiá do Povo – Foto: Márcio Garcez/Saúde