Sefaz vai agilizar atendimento nos postos fiscais
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) implantou no Posto Fiscal de Xingó, divisa entre Sergipe e Alagoas, um projeto piloto no âmbito nacional. Trata-se do sistema de Compartilhamento Lógico, que permitirá aos demais estados disponibilizar informações das notas fiscais de saída para o Estado de destino das mercadorias. Sergipe e Alagoas são pioneiros e vão compartilhar as informações através dos postos fiscais de Xingó e Piranhas (AL).
Segundo o auditor técnico de tributos, Pedro Leite, a Sefaz integra o grupo de trabalho que está desenvolvendo o sistema de compartilhamento lógico de informações fiscais em todo o país. "Esse sistema vai permitir o aproveitamento das informações digitadas pela unidade da federação do remetente da nota fiscal", explicou.
Com a implantação do compartilhamento lógico, a Sefaz prevê agilizar o atendimento dos transportadores nos postos fiscais, diminuindo significativamente a permanência destes. "Iremos digitar somente quatro campos, representando 45 caracteres digitados da nota fiscal, já os outros 12 campos, representando 136 caracteres digitados, serão enviados do Estado de origem da mercadoria", disse Pedro Leite.
Além da celeridade no atendimento, o sistema tem por objetivo inibir a sonegação fiscal nos postos fiscais. Pedro Leite destaca que Sergipe tem interesse especifico no trânsito de mercadoria, pois objetiva um maior controle da entrada de mercadorias, o que gera uma maior garantia na arrecadação de impostos.
O sistema de compartilhamento lógico foi implantado em Sergipe no último dia 31 de maio. Alagoas vai iniciar o projeto nesta segunda-feira, 11.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]