[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, apresentou ao arcebispo da Diocese de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, e ao vigário Geral de Aracaju, padre Jerônimo Nunes Peixoto, um diagnóstico da atual situação da educação estadual de Sergipe e o projeto "Sergipe Alfabetizado", que está sendo elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), com o objetivo de combater o analfabetismo.

O objetivo do encontro foi manter a Igreja informada sobre as ações que a Secretaria de Educação está desenvolvendo na atual gestão, por conta da contribuição social que historicamente a instituição presta aos povos carentes. O secretário afirmou que está se reunindo com representantes da sociedade civil organizada de Sergipe para informar sobre a situação do ensino público no Estado, bem como apresentar as ações que a SEED está empreendendo para melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos e reduzir o analfabetismo. Professor Lima já se reuniu com o presidente do Tribunal de Contas, Carlos Pina, e uma palestra no Rotary Clube.

"A meta do Governo de Sergipe é universalizar a educação de jovens e adultos para combater o índice de 284 mil analfabetos que ainda existem no Estado. Desse total 18,7% são analfabetos legítimos e 34% são analfabetos funcionais. Adotar uma política pública democrática voltada para o debate, construída com o envolvimento dos mais diversos segmentos sociais é uma orientação do governador Marcelo Déda para atingir o desafio de combater o analfabetismo", esclareceu.

Ele disse que o Programa "Sergipe Alfabetizado" tem como meta alfabetizar, a cada ano, 30 mil pessoas acima de 15, um total de 120 mil pessoas em quatro anos. O projeto é uma parceria com o Ministério da Educação, através do programa Brasil Alfabetizado, que disponibilizará recursos no valor de R$ 3 milhões para execução do projeto. O secretário disse que também está fechando parcerias com as prefeituras municipais.

Índices

O secretário também apontou os municípios com maior índice de analfabetismo. Segundo ele, Poço Redondo e Santa Luzia do Ithany apresentam 44,6% de analfabetismo, Carira, 43%, São Miguel do Aleixo, 41%, Gararu, 40,9%, Monte Alegre, 40%, Indiaroba, 39%, e Japoatã, 38,6%. De acordo com professor Lima, o projeto de alfabetização funcionará quatro dias por semana para os alunos, com 2h30min de aula, e um dia de estudo para o professor se atualizar. O tempo de duração do curso é de oito meses. "A meta é criar 1.200 turmas em todo o estado, cada uma com 25 alunos", destacou.

"Estarão envolvidos na alfabetização dos jovens e adultos 1.200 professores das redes públicas de ensino e também representantes de entidades educacionais que morem nas comunidades envolvidas. Teremos também 15 supervisores, 15 multiplicadores e 15 coordenadores pedagógicos. Também haverá uma consultoria de uma universidade para avaliar as atividades", disse Lima.

Parceiros

O arcebispo Dom José Palmeira Lessa e o vigário Geral Jerônimo Nunes apresentaram suas preocupações a respeito dos problemas educacionais que ainda existem na sociedade sergipana e se colocaram à disposição do secretário para participar das ações que a SEED está implementando na atual gestão.

Um dos pontos levantados por Dom Lessa foi à questão do transporte dos povoados para os municípios pólos onde haverá a concretização do Projeto de Alfabetização.  Segundo ele muitos alunos abandonam as aulas por falta de acesso à escola. Já o vigário Jerônimo mencionou a falta de atrativo metodológico nas escolas para garantir a permanência dos alunos nas escolas, sendo importante que o Projeto trate dessa questão dos métodos de ensino com atenção.

Conferência

Dom Lessa comunicou que haverá uma Conferência dos padres e bispos sergipanos, no período de 17 a 20 de setembro, e convidou o secretário Lima a realizar uma explanação do projeto, no dia do encerramento do evento. Caso o secretário Lima tenha mais urgência, Dom Lessa disse que ele pode se encontrar com os representantes da Igreja em encontros mensais que ocorrem nas Dioceses.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.