Sergipe se prepara para receber a Tocha do Pan-Americano
Sergipe está na contagem regressiva para a passagem da tocha dos Jogos Pan-Americanos, no próximo domingo, 10, em Canindé do São Francisco e Aracaju. O Governo do Estado, em parceria com as prefeituras dos dois municípios, está nos preparativos finais para receber o maior símbolo dos Jogos, que serão realizados no Rio de Janeiro, de 13 a 29 de julho. No total, 60 sergipanos, entre atletas, autoridades e figuras populares, participarão do revezamento da tocha.
A chama olímpica sai de Salvador e chega de helicóptero, no domingo, às 8h, no dique que leva aos Cânions do Rio São Francisco, em Canindé do São Francisco, município a 213 quilômetros de Aracaju. O vaqueiro José Leobino, 83, líder da Cavalhada de Canindé, será o primeiro a transportar, a cavalo, o fogo olímpico. "Logo depois, a chama será transferida para a escuna onde a pira será acesa. A população está mobilizada e ansiosa para receber a tocha", afirmou o secretário de Cultura e Turismo de Canindé, José Pedro Gomes.
Após o passeio de aproximadamente uma hora e 40 minutos pelo Velho Chico, a chama será transportada de helicóptero até o Xingó Parque Hotel e percorrerá um trajeto de, aproximadamente, 2.900 metros até chegar ao Estádio Municipal André Avelino, às 12h, para a cerimônia de celebração final na cidade. O governador Marcelo Déda já confirmou a participação na solenidade no município do sertão sergipano.
Para o evento, está sendo montada uma grande estrutura para receber as diversas autoridades nacionais e internacionais, jornalistas e atletas que vão acompanhar a passagem do símbolo. Desde a semana passada, uma comissão com representantes das secretarias de Estado da Comunicação Social, do Turismo, de Esporte e Lazer e Segurança Pública vem se reunindo com as coordenações das Prefeituras de Canindé e Aracaju para dar o suporte necessário à passagem da tocha em Sergipe.
Itinerário na capital
De Canindé, a tocha olímpica chega de helicóptero ao Aeroporto de Aracaju, às 13h30min, e segue até o bairro Santa Maria, na Zona Sul da capital. De lá, ela será transportada novamente de helicóptero até a Colina do Santo Antônio, onde começa o revezamento até a Passarela do Caranguejo, na Orla de Atalaia. No roteiro, a tocha irá passar pelas principais avenidas do Centro de Aracaju, pelo Mercado Albano Franco, seguindo pela Avenida Beira Mar, Parque da Sementeira e Avenida Santos Dumont, na Orla, onde acontecerá uma grande festa de comemoração, a partir das 18h.
No total, serão percorridos 20 quilômetros na capital. Das 60 pessoas que se revezarão no transporte da tocha, 20 foram escolhidas pelo Governo Federal e CO-RIO, 20 pelo Patrocinador Oficial (Samsung) e 20 pela Prefeitura de Aracaju.
O revezamento da tocha dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 começou na cidade de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, na terça-feira, 5. O símbolo dos Jogos passará por 51 pontos no país, que incluem as 27 capitais e mais 22 localidades brasileiras. As cidades-anfitriãs representarão os 42 países das Américas participantes do Pan. Sergipe vai representar Antígua e Barbuda, país localizado na América Central.
De Sergipe, a tocha segue para Brasília, no dia 11 de junho, onde será recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. O revezamento se encerra no Rio de Janeiro, no dia 13 de julho, quando haverá a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, com o acendimento da pira Pan-Americana no Estádio do Maracanã.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe se prepara para receber a Tocha do PanAmericano – Foto: Ascom/Comitê Olímpico Brasileiro