Falta de documentação dificulta exames e internamentos
A falta de documentos como atestado de residência, certidão de nascimento e, em especial, a Carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), vem dificultando os encaminhamentos para a realização de exames complementares e transferência de pacientes do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) para outras unidades de saúde de Aracaju, como os Hospitais Santa Isabel, Cirurgia (HC) e São José.
De acordo com Selma Almeida Silva, gerente do Serviço Social do Hospital de Urgência, é necessário que, ao encaminhar pacientes para atendimento no HUSE, pais e familiares tenham sempre disponível toda a documentação básica, principalmente o cartão do SUS, a cédula de identidade, o cartão de vacinação e um comprovante de residência.
"Pelo seu caráter de urgência e emergência, o HUSE atende indistintamente a todos, mesmo que não estejam com os documentos. Mas a maioria dos hospitais e clínicas da capital só recebe pacientes, seja para internamentos ou exames complementares, se eles estiverem com toda a documentação", ressalta a assistente social.
A gerente do Serviço Social lembra que os documentos são essenciais para o fechamento de diagnósticos médicos em casos de exames complementares, como a angiografia para pacientes com suspeita de aneurisma cerebral, além de ressonâncias magnéticas e diálises, por exemplo. "Sem eles, o paciente fica internado, aguardando. Isso retarda o diagnóstico", explica ela, ao destacar que a falta de documentação é mais comum entre os pacientes atendidos no Pronto-Socorro Infantil do HUSE.
Veja, abaixo, a documentação necessária para a realização de exames e transferências
Para crianças
– Certidão de nascimento
– Cartão de vacinação
– Cartão do SUS (caso ainda não possua, levar comprovante de residência).
Para adultos
– Cédula de Identidade
– Cartão SUS
- Falta de documentação dificulta exames e internamentos – Foto: Márcio Garcez/Saúde