[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com um auditório completamente lotado de estudantes, professores e a comunidade em geral, foi aberta na manhã desta segunda-feira, 4, a programação da Semana do Meio Ambiente, que tem como tema central "Meio Ambiente, Cultura, Ética e Inclusão Social". Representando o governador Marcelo Déda, o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Márcio Macedo, abriu a solenidade, às 9h30min, no auditório do Centro de Convenções de Aracaju.

Na oportunidade, o secretário destacou que se vive na era dos limites com relação ao meio ambiente e que é preciso mudar procedimentos. "É o momento de mudar de comportamento e do Brasil dar exemplos para o mundo que discute mudança climática e aquecimento global. Chegou o momento de discutirmos as economias carbonizadas e vivenciarmos a era da economia frente à bioenergia, cujo Brasil tem potencial para crescer ao contrário das grandes potências", afirmou, enfatizando que o meio ambiente não se faz somente com as ações públicas, mas com a conscientização de toda a sociedade para as questões ambientais. Márcio destacou ainda a importância de parceiros para tecedura dos sonhos de um desenvolvimento de sustentabilidade. 

Em seu pronunciamento, a enraizadora de Educação Ambiental para o Estado de Sergipe e diretora de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Mariana Mascarenhas, destacou a importância dessas parcerias citadas pelo secretário para uma política do meio ambiente. "A educação ambiental é uma proposta do Governo Federal para com os estados. Estamos aqui em Aracaju com o objetivo de fortalecer as propostas sobre o meio ambiente. Entendemos que esse progresso na área ambiental não é algo que se possa fazer sem a participação do governo federal em conjunto com os governos dos estados e dos municípios",justificou Mascarenhas.

Após a exposição de Márcio Macedo e de Mariana Mascarenhas, ocorreu a apresentação das crianças do grupo de percussão "Lateiros Curupira" do Instituto Recriando. Dando continuidade à solenidade, palestra sobre "Meio Ambiente, Ética e Inclusão Social" foi proferida pelo doutor em Geociências e presidente da Associação Nacional dos Educadores Ambientais em áreas em Manguezal, Everaldo Lima de Queiroz.

Durante a sua palestra, Everaldo Queiroz destacou a importância de se preservar o manguezal. O professor falou da ética como respeito ao equilíbrio ecológico. "Ética é respeito. Respeitar o meio ambiente é proteger os ecossistemas de uma forma geral. Se não fizemos isso estaremos agredimos a natureza e destruindo o seu potencial", destacou Queiroz.

Presenças 

Várias autoridades estiveram presentes na solenidade, entre eles os secretários de Estado José Fernandes Lima (Educação), Luiz Alberto dos Santos (Cultura), Jorge Araújo (Articulação Política), Ana Lucia Menezes (Inclusão Social) e Osvaldo Nascimento (Infra-Estrutura). Também estiveram presentes a deputada estadual Conceição Vieira, representando a Assembléia Legislativa, a vereadora Rosângela Santana, representando a Câmara de Vereadores de Aracaju, e os prefeitos Tonho de Dorinha (Poço Verde) e Maria Mendonça (Itabaiana).

Também participaram da solenidade o capitão dos Portos de Sergipe, Mauro José Rocha de Araújo, o presidente da Adema, Genival Nunes, o superintendente de Recursos Hídricos, Ailton Rocha, o superintendente da Codevasf, Antônio Viana, Luiz Alberto Palomares, o superintendente do Ibama, Manoel Rezende, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, Antônio Carlos Góis, os superintendentes do Incra, Carlos Fontinelli, da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, e do Banco do Nordeste, Saumíneo da Silva Nascimento, o diretor de Gestão Ambiental da Deso, Marcos Antônio Santana, e o presidente da Sociedade Semear, Carlos Brito.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.