[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Consolidar a festa mais forte da cultura sergipana como instrumento de divulgação e elemento de atração turística, mobilizando os sergipanos para exaltarem sua alegria e elevarem sua auto-estima. Esta é, segundo o governador Marcelo Déda, a principal meta a ser conquistada a partir da nova concepção na realização dos festejos juninos implementada pelo Governo do Estado. A afirmação foi feita durante a abertura do Arraiá do Povo, na noite de sexta-feira, 1º de junho, diante de milhares de pessoas que lotaram a Praça de Eventos da Orla da Atalaia.

Segundo Marcelo Déda, este será o São João da união e do resgate da festa mais importante do calendário sergipano. "Pela primeira vez, temos o Estado e os municípios, em parceria, trabalhando pela valorização do folclore, da cultura, das tradições e pelo desenvolvimento do turismo", enfatizou o governador, ao citar como exemplo a iniciativa inédita do Governo do Estado em patrocinar o Forró Caju, na capital, e apoiar a realização dos festejos juninos em diversos municípios do interior. 

País do Forró

"Estamos lutando para devolver a Sergipe um título que tinha sido tirado do nosso Estado. Agora, todos os municípios estão unidos para mostrar que Sergipe é, de fato, o ‘país do forró’", afirmou Déda. Segundo ele, toda a estratégia de realização da festa foi montada para que os sergipanos se envolvam em torno de uma grande mobilização para mostrar que o São João de Sergipe é uma marca registrada de destaque nacional.

"O melhor produto de Sergipe é o sergipano. Sua cultura, seu amor pelo Brasil, sua vocação para produzir o que há de melhor em tradições e em riqueza folclórica", disse Déda. "Por isso, queremos que os sergipanos mostrem sua alegria, divulguem sua cultura e elevem sua auto-estima curtindo os festejos juninos em clima de paz e harmonia"

Conquista para o interior

A iniciativa de substituir o clima competitivo entre eventos festivos no período junino por uma iniciativa de união e parceria também chamou a atenção de autoridades como o subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Vicente Trevas, que fez questão de prestigiar a abertura do Arraiá do Povo.

"Essa iniciativa revela a visão de uma liderança que governa para o conjunto das regiões do Estado. Valorizar e resgatar no interior uma tradição que já estava muito forte na capital é uma grande conquista para a população do interior e para o conjunto da sociedade sergipana", disse. "Dessa forma, todas as regiões do Estado entram no clima de festejo que toma conta da região neste mês de junho. É um elemento fundamental para o fortalecimento da identidade cultural dos sergipanos", concluiu Trevas. 

Gonzagão

O governador Marcelo Déda também se referiu à revitalização de um importante espaço de divulgação cultural que estava inutilizado, o Gonzagão, no Conjunto Augusto Franco. "Este espaço de difusão cultural, criado no governo de Antônio Carlos Valadares, estava abandonado e nós vamos revitalizar esse espaço, reinserindo-o no circuito cultural em grande estilo com a apresentação de Genival Lacerda, no próximo dia 24 de junho", anunciou.

Prestigiaram a solenidade de abertura do Arraiá do Povo o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o senador Antônio Carlos Valadares, os deputados federais Valadares Filho, Iran Barbosa e Jackson Barreto, os deputados estaduais Conceição Vieira, Tânia Soares, Adelson Barreto, além de secretários de Estado, secretários municipais, vereadores, dentre outras autoridades.

A programação do primeiro dia do Arraiá do Povo contou com as apresentações do Trio Asa Branca e Ismael e Os Filhos do Nordete, além de Rogério, Genival Lacerda e Adelmário Coelho, no palco oficial.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.