[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, participou na última sexta-feira, 25, de uma reunião em Nossa Senhora da Glória com representantes do Conselho Territorial do Alto Sertão. "Ao longo de quatro anos estamos lutando por melhorias no alto sertão e essa é a primeira vez que representantes do Governo vêm aqui. É um passo importante para a consolidação de políticas públicas para a região", disse o articulador do Conselho, Gismário Santos.

Para o professor Lima, a reunião com o Conselho, que também contou com a participação de representantes de movimentos sociais e culturais, é um avanço porque o tema educação foi abordado com destaque. "É muito interessante a forma como a educação é percebida por todos. O fato de estarmos discutindo sobre o assunto mostra como estamos avançando para a melhoria do ensino", disse o secretário.

A participação do secretário na reunião também teve como objetivo atender às solicitações dos moradores do alto sertão, como a reestruturação do Centro Estadual de Formação Profissional Dom José Brandão de Castro, no município de Poço Redondo. "Estamos com um convênio em andamento com a Escola Agrotécnica de São Cristóvão para manutenção do Centro. Vamos contratar professores, colocar computadores e equipar todos os laboratórios. No que toca à Secretaria de Estado da Educação, estamos adiantando esse processo de reestruturação", informou o professor Lima.

Nova política

"O governador está implantando uma nova política de educação em Sergipe. Estamos fazendo um trabalho importante que é o de escutar a população. Nosso princípio é oferecer uma educação de qualidade para todos, colocando o foco no aluno", destacou o secretário da Educação. Entre as ações que serão realizadas, ele citou a redução do analfabetismo, a ampliação do ensino profissionalizante, a modernização administrativa e a expansão do ensino médio.

Durante a reunião, o secretário informou ainda que a rede estadual terá a Gestão Democrática, uma antiga reivindicação dos professores. "Nosso compromisso é apresentar até o fim do ano um projeto de lei regulamentando a Gestão Democrática", destacou, ao dizer que vai promover uma profunda discussão sobre o tema através de um Fórum que será criado até o início de junho.

Preocupação com o interior

O prefeito de Nossa Senhora da Glória, José Israel Andrade, disse que a reunião é um sinal de que o Governo do Estado tem demonstrado preocupação com o interior. "São assuntos do interesse da comunidade que o Governo está disposto a discutir, como a educação, recursos hídricos, saneamento e diversos outros temas", falou o prefeito.

Participaram da reunião a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes, o deputado federal Jackson Barreto, o deputado estadual Francisco Gualberto, o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Josué Modesto dos Passos, a prefeita de Poço Redondo, Iziane Maria Oliveira, o prefeito de Porto da Folha, Manoel Gomes de Freitas, o diretor da Escola Agrotécnica de São Cristóvão, José Aelmo Gomes, o diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica, Joarez Vrubel, e José Roberto Araújo, representante dos movimentos sociais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.