Déda participa de reunião dos governadores do Nordeste
Ao iniciar sua participação no terceiro Encontro dos Governadores do Nordeste, o governador Marcelo Déda defendeu a construção de uma nova relação com o Governo Federal e o Ministério da Fazenda levando em conta que os grandes responsáveis pelo investimento público no Brasil são os estados e municípios. O evento acontece nesta sexta-feira 25, na residência oficial do governador do Ceará, Cid Gomes, em Fortaleza.
Entre os temas que compõem a pauta do encontro estão as perspectivas para viabilização da nova Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a discussão sobre o Programa de Restruturação e Ajuste Fiscal (PAF), e suas implicações para o Nordeste, além da busca de soluções para eliminar a ‘guerra fiscal’, com discussões sobre a política de incentivos fiscais para o Nordeste.
"Nós temos que buscar mecanismos capazes de oferecer mais folga para aplicação dos investimentos estaduais. Pois, se os estados e municípios não tiverem condições fiscais de realizar seus investimentos, qualquer perspectiva de crescimento pode ser ameaçada. Por isso, queremos buscar a construção de uma nova relação entre estados, municípios e o Governo Federal", pontuou Marcelo Déda em relação às novas regras estabelecidas pelo PAF que impõem novas exigências quanto à aplicação de recursos.
Ministro
Está sendo esperada a participação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que apresentará aspectos técnicos relativos ao PAF e abordará a conjuntura macroeconômica e suas respectivas implicações para o Nordeste.
Ao chegar ao evento, o governador Marcelo Déda foi recebido pelo governador anfitrião, Cid Gomes. Ele participa do encontro ao lado dos governadores Cássio Cunha Lima (Paraíba), Eduardo Campos (Pernambuco), Jacques Wagner (Bahia), Wellington Dias (Piauí), Teotônio Vilela (Alagoas), Wilma de Faria (Rio Grande do Norte) e Luis Carlos Porto, vice-governador do Maranhão.
Após as discussões, o evento prevê uma coletiva ainda na tarde desta sexta-feira apresentando os resultados e conclusões deste terceiro encontro de governadores. Estão na comitiva do governador os secretários da Fazenda, Nilson Lima, do Planejamento, Lúcia Fálcon, da Casa Civil, Oliveira Júnior, e o chefe do Gabinete Militar, tenente-coronel Carlos Augusto Lima.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda participa de reunião dos governadores do Nordeste – Foto: Márcio Dantas/ASN