Governo do Estado vai apoiar micro e pequenos negócios com núcleo de APL
O Governo do Estado deu um passo fundamental para fomentar a interiorização do desenvolvimento econômico em Sergipe. Em reunião na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), foi instalado oficialmente o Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APL), que tem como principal objetivo promover a articulação institucional em benefício das micro e pequenas empresas organizando-as em APL. A criação do núcleo segue uma política estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e em Sergipe é coordenado pela Sedetec, com a participação de diversas instituições parceiras.
Inicialmente, serão priorizados cinco APL distribuídos em várias regiões do Estado, que funcionarão como projeto-piloto, sem prejuízo do acompanhamento de vários outros, que já são apoiados pelas instituições parceiras. "O compromisso do Governo do Estado de desconcentrar a economia com a inserção dos micro e pequenos negócios dá um primeiro importante passo com a instalação desse núcleo formado por instituições comprometidas com este segmento", afirmou o secretário Jorge Santana.
De acordo com ele, os Arranjos Produtivos Locais atuam na identificação de aglomerações de pequenas empresas, que trabalham em torno de uma especialização produtiva. O papel do núcleo se dá justamente na articulação do conjunto de instituições que possam trabalham em conjunto para agregar valores a esses APL. "A idéia é fazer com que esse agrupamento possa crescer e se fortalecer a partir da colaboração dessas instituições parceiras, visando fomentar o desenvolvimento de regiões menos favorecidas no Estado", observou o secretário.
Para o superintendente do Banco do Nordeste, uma das parceiras do núcleo, a iniciativa é positiva. "O banco já atua no desenvolvimento territorial de Sergipe, onde um dos objetivos é a estruturação dos Arranjos Produtivos Locais e estamos apostando nessa iniciativa do Governo do Estado. A partir dessas ações poderemos estruturar melhor as nossas principais cadeias produtivas, tornando-as competitivas no cenário nacional e internacional", afirmou Saumíneo Nascimento.
No ato da instalação do Núcleo Estadual de APL os representantes das instituições integrantes assinaram um documento preliminar, traduzindo o interesse de cada um em participar da iniciativa. Fazem parte do núcleo a Sedetec, Codise, Fapitec, SergipeTec, Seplan, Banese, Banco do Nordeste do Brasil, Banco do Brasil, Sebrae, Codevasf, Deagro, Senai e Universidade Federal de Sergipe (UFS).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo do Estado vai apoiar micro e pequenos negócios com núcleo de APL – Foto: Jairo Andrade/Sedetec