[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Segurança Pública, Kércio Pinto, confirmou que o serviço de atendimento a urgências das polícias Civil e Militar será reformulado na atual gestão. O projeto consta no Planejamento Estratégico da Secretaria da Segurança Pública (SSP), cujo conteúdo também prevê a reformulação do efetivo aplicado na grande Aracaju e interior do Estado, da frota de viaturas e material de trabalho.

A idéia para recuperar o atendimento de urgência da SSP em Sergipe ganhou ainda mais força depois que o secretário Kércio Pinto e o superintendente da Polícia Civil, Paulo Márcio, acompanharam no último sábado, 19, o funcionamento do 190 da Polícia Militar no Rio de Janeiro. A visita ainda contou com a presença do secretário da Defesa Civil do Rio de Janeiro, general Edson de Sá.

Durante a visita, eles conheceram as tecnologias adotadas pela Polícia Militar no combate ao crime. O novo 190 da polícia carioca conta com 80 posições de atendimento e é dotado de sistemas integrados que permitem a identificação por satélite dos locais da chamada telefônica, da ocorrência e ainda das viaturas em operação.

O serviço tem proporcionado um atendimento mais rápido e uma redução significativa no tempo de chegada das viaturas. O sistema permite também a geração detalhada de dados estatísticos geo-referenciados, promovendo uma visão mais precisa sobre o comportamento da criminalidade nas diversas regiões da grande Rio de Janeiro, facilitando assim a tomada de decisões estratégicas.

Combate aos trotes

O superintendente Paulo Márcio garantiu que o grau de profissionalismo empregado pelas equipes é de alto nível e destacou que o atendimento tem cerca de 12 mil chamadas ao dia. "Este serviço nos ajudaria a evitar os trotes, um grande adversário do atendimento de urgência da polícia em Sergipe, pois as chamadas podem ser identificadas com facilidade", comentou o superintendente, lembrando que a proposta de comunicação em Sergipe é de integrar o atendimento das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e até mesmo do Samu 192. 

O secretário Kércio Pinto destacou que o sistema do Rio de Janeiro serve como parâmetro para desobstruir o atendimento 190 em Sergipe e oferecer à população um atendimento mais ágil quando as equipes forem solicitadas. "Dentro do nosso planejamento estratégico trabalhamos no sentido de aprimorar o atendimento ao público, dando um tempo de resposta mais rápido possível nas comunidades. Isso traria uma melhoria sem precedentes para a Segurança Pública na capital e interior", destacou o secretário. 

A adoção de novas tecnologias tem sido a busca constante do Governo do Estado na atual gestão. No início desse mês, uma comissão formada por um delegado e uma oficial da Polícia Militar foram até Recife conhecer o sistema e estatística de Pernambuco, considerado um dos melhores do país. Nesse sentido, um projeto de criação de Centro de Estatística unificado está em fase de conclusão e também será remetido para o governador Marcelo Déda.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.