Servidores do HUSE discutem atendimento oncológico em teleconferência
O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) iniciou na manhã desta segunda-feira, 21, o primeiro módulo das teleconferências que serão realizadas nas reuniões científicas do Serviço de Radioterapia da unidade. No encontro, enfermeira oncologista da Liga Rio-Grandense contra o Câncer, Karina Farias, abordou o tema ‘Consulta de Enfermagem em Oncologia’.
"Iniciamos uma nova forma de participação nas reuniões, viabilizando encontros com profissionais de outros estados brasileiros e até mesmo de outros países, o que enriquecerá a reciclagem e atualização", destacou William Soares, coordenador do Serviço de Radioterapia do HUSE.
Destinada aos profissionais de saúde do Hospital, a teleconferência contou com a participação da presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica, Ângela Coé, e do diretor-geral do HUSE, Josias Passos.
O debate
A enfermeira Karina Farias defende que o papel da enfermagem está, principalmente, em prestar uma assistência humanizada ao paciente, buscando conhecê-lo como um todo. Partindo desse princípio, a enfermeira oncologista destacou o trabalho de orientação feito pelo enfermeiro com os pacientes, que precisam saber de todos os cuidados relativos à higiene, alimentação, saúde bucal e integridade da pele, dentre outros.
As reuniões
As reuniões científicas foram iniciadas em 26 de março para discutir os avanços e novidades no tratamento de pacientes com câncer. Os encontros acontecem todas as segundas-feiras com a participação de palestrantes do HUSE e são abertos aos profissionais de saúde. Membros de outras instituições brasileiras e internacionais se integram ao projeto através das teleconferências mensais.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Servidores do HUSE discutem atendimento oncológico em teleconferência – Foto: Márcio Garcez/Saúde