[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Depois dos gestores do primeiro e segundo escalões, foi a vez de mais de 60 assessores de comunicação do Governo do Estado receberem, no domingo, 20, o treinamento para melhorar o relacionamento com a mídia. O media training foi a etapa final do segundo módulo do Projeto de Qualificação em Comunicação, promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom). Ministrado pelos consultores e jornalistas Jorge Duarte e William Passos, as oficinas mostraram como os profissionais de comunicação podem melhorar o conteúdo e a forma na comunicação pública no Estado. O segundo módulo foi realizado no auditório da Secretaria de Estado de Inclusão Social.

"É tarefa dos assessores de imprensa do Governo fazer uma comunicação pública de qualidade voltada para o cidadão. Assim como as pessoas têm direito à saúde, à educação, elas também têm direito à informação de maneira transparente e consistente. Por isso que espaços de discussões como este são importantes para facilitar o acesso, a participação e o diálogo", disse o jornalista, relações-públicas e doutor em Comunicação Jorge Duarte. Entre os desafios internos colocados aos comunicadores do Governo estão a conscientização e preparo técnico das fontes, e a articulação permanente com outras áreas.

Na segunda fase do treinamento, durante à tarde, o jornalista William Passos usou a experiência de dez anos na TV Globo para dar dicas de quais posturas e linguagens são mais adequadas para falar na televisão e no rádio. "É importante que o assessor e o gestor se preocupem com a forma, com a maneira como a informação é passada. A entonação, os gestos, as roupas, tudo isso conta para que a mensagem seja transmitida de forma clara", explicou William Passos, que atualmente é consultor de comunicação do Governo do Rio de Janeiro.

Integração

Na avaliação da secretária de Estado da Comunicação, Eloísa Galdino, a realização do segundo módulo do curso de Qualificação em Comunicação fortalece o esforço de ampliar a integração entre os assessores de imprensa. "Esse intercâmbio de informações entre vários órgãos é fundamental para que o Governo possa consolidar a elaboração de uma estratégia mais forte e coesa do ponto de vista de informações e de abordagem dos gestores e dos agentes do Estado", afirmou a secretária.

Para o assessor de comunicação da Deso, Helber Andrade, oficinas de media training como estas servem para despertar a autocrítica dos assessores de comunicação. "Esse é um momento que nos faz parar um pouco para avaliar o que está sendo feito de certo e de errado, e o que pode ser melhorado. Serve também para ampliar o próprio conhecimento e ampliar a discussão e o intercâmbio de idéias com profissionais da área".

Segundo o assessor de Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Lucas Rosário, o treinamento vai ser fundamental para que os interlocutores do Governo do Estado repassem as informações para a mídia e para a sociedade de uma forma mais clara e objetiva. "Trabalhamos com veículos que são importantíssimos na formação de opinião. O curso nos deu subsídios que vão nos ajudar a ter um posicionamento mais ágil, firme e transparente na hora de passar as informações para a população".

O Programa de Qualificação vem capacitando novos e antigos profissionais de comunicação do Estado. Há 22 anos na comunicação pública, a assessora de comunicação da Secretaria de Educação, Ofélia Onias, participa pela primeira vez de cursos de aperfeiçoamento na área. Ela também esteve no primeiro módulo do Projeto de Qualificação da Secom, realizado nos dias 30 e 31 de março. "Essa é uma experiência inédita que, além de dar ânimo novo para os assessores de comunicação do Estado, nos incentiva a reciclar e a compartilhar o aprendizado com os outros técnicos e gestores da área", disse Ofélia.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.