[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realiza nesta sexta-feira, 18, no Hotel Parque dos Coqueiros, a partir das 8h, a apresentação da Campanha Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes por meio do Turismo. Participam do evento e consultora da Unesco Rita Ippolito e a delegada da Criança e do Adolescente Vítima, Mariana Diniz Franco. As duas vão apresentar palestras sobre o tema ‘Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Turismo’. O objetivo central é prevenir e enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes por meio do turismo.

Segundo a coordenadora da Setur, Lícia Nascimento, serão realizadas em Sergipe diversas ações integradas que possibilitarão uma maior eficiência ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A orientação do Governo do Estado é que seja estabelecido um planejamento estratégico com as principais linhas de ação a serem desenvolvidas nos próximos quatro anos.

"Vários destinos, principalmente do Norte e do Nordeste do Brasil, estão com suas imagens prejudicadas por terem um tratamento permissivo e, por conta disto, estão revendo suas estratégias de atração de turistas para combater esta prática. Sergipe não entrou neste roteiro de forma profissional como outros Estados. Nossos esforços são preventivos", disse Lícia Nascimento.

Numa iniciativa pioneira, durante o evento haverá a discussão sobre um anteprojeto de lei para a Prevenção e Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes por meio do Turismo, que poderá servir de exemplo para outros Estados. Este anteprojeto será encaminhado o governador Marcelo Déda para análise e posterior envio para votação na Assembléia Legislativa.

Programação

Participam da abertura do evento a primeira dama do Estado, Eliane Aquino, o secretário do Turismo, João Augusto Gama, o superintendente de Turismo, Jorge Carvalho do Nascimento, a secretária de Assistência Social de Aracaju, Rosária Rabelo, e o coordenador do Programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde, Almir Santana, como debatedor. Instituições foram chamadas para participar do evento e parte delas vai receber a ‘Certificação aos Colabores do Fundo da Criança e do Adolescente’ pela Secretaria de Assistência Social de Aracaju.

 Ainda na sexta-feira, à tarde e à noite, haverá uma panfletagem no Shopping Jardins, com um estande, e no posto da Polícia Rodoviária Federal na saída de Aracaju. No sábado, 19, haverá um trabalho de sensibilização em toda a Orla de Atalaia, com a distribuição de cartazes, panfletos e adesivos em hotéis, restaurantes, bares, pontos de táxi e na delegacia, além do repasse de todo material da campanha para os postos de informações turísticas. Pela noite, a partir da 20h, será realizada uma blitz, com o apoio da Superintendência de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), em frente aos Arcos da Orla.

"Esta é apenas a primeira parte das nossas ações. Outras serão realizadas em seqüência. O nosso intuito é elaborar um anteprojeto de lei para a prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes por meio do turismo em Sergipe, estabelecer a imagem de um Estado que não tolera a exploração sexual de crianças e adolescentes e elaborar um calendário anual com ações que têm por objetivo a prevenção e o enfrentamento desta prática", disse Lícia Nascimento, ressaltando que é fundamental a integração da sociedade em torno do assunto, além do apoio de outras secretarias e órgãos do Estado, como as secretarias de Educação, de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social e do Trabalho, Juventude e Promoção da Igualdade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.