HUSE comemora Dia da Enfermagem com programação educativa
O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) promove nesta quinta-feira, 10, uma vasta programação em homenagem ao Dia da Enfermagem, comemorado no próximo sábado, 12. As atividades serão realizadas durante todo o dia no complexo hospitalar.
A Semana de Enfermagem começará às 8h, com a participação da direção do HUSE e palestras da enfermeira Ana Cristina Acioly, de Pernambuco, sobre os temas "Úlcera por Pressão" e "Avaliação de feridas, técnicas de limpeza e desbridamento". Às 14h, o médico Fábio Alves, do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (Samu 192 Sergipe), fala sobre "Avaliação inicial pré e intra-hospitalar do politraumatizado".
Na sexta-feira, 11, a programação será iniciada às 8h, com a palestra "Redução do Stress – Se você acha que é, é!", a ser proferida por Rosângela Barreto, da Secretaria de Saúde de Aracaju (SMS). Em seguida, o grupo UTrIso, formado por funcionários do hospital, faz uma palestra interativa com o tema "Orientações UTrÍsticas de Saúde".
A Semana de Enfermagem é promovida pela Diretoria de Enfermagem do Hospital de Urgência de Sergipe, sob a direção de enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes de Enfermagem. As inscrições devem ser feitas até esta quinta-feira, 10, no Centro de Educação Continuada (CEC) do HUSE.
Dia da Enfermagem
O dia 12 de maio é consagrado à Enfermagem, ao Enfermeiro e também é celebrado o Dia Mundial da Enfermeira. A profissão, hoje regularizada, nasceu voluntária, com as primeiras enfermeiras que ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras.
A enfermagem como uma ocupação assalariada que pode atender à necessidade de mão-de-obra nos hospitais surgiu quando a italiana filha de ingleses, Florence Naghtingale, criou uma Escola de Enfermagem em um hospital inglês, em 1859.
Dentre as enfermeiras voluntárias brasileiras destacou-se Ana Néri (1814-1880). Pelos socorros prestados durante a Guerra do Paraguai (1865-1870), ela passou a ser considerada "Mãe dos Brasileiros" e símbolo da enfermagem nacional.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]