Sefaz apresenta Sistema Fazendário ao Serpro
Técnicos da Gerência de Tecnologia da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) apresentaram para representantes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) o Sistema Fazendário implantado na Sefaz. A reunião foi a primeira a discutir a implantação do sistema em todo o país, já que o adotado pela Sefaz é referência no Brasil. Será avaliada uma forma de viabilizar a parceria entre a Sefaz e o Serpro para disponibilizar o Sistema Fazendário nos demais estados.
O encontro contou com as presenças do secretário da Fazenda, Nilson Lima, e do secretário adjunto, Fernando Marcelino. Na oportunidade, Nilson Lima sinalizou a positivamente para a parceria entre a Sefaz e a Serpro. Nos próximos dias, outras reuniões serão realizadas para aprofundar o entendimento visando à implementação do convênio.
Sistema Fazendário
O Sistema Fazendário foi implantando na Secretaria da Fazenda de Sergipe há sete anos. Ele apresenta investimentos tecnológicos que permitem aos contribuintes realizarem pela internet serviços que antes eram realizados pessoalmente na sede da Sefaz. Hoje, mais de 100 serviços são disponibilizados pela internet. O Sistema Fazendário serve, também, de ferramenta para possibilitar um melhor atendimento aos clientes interno e externo da Secretaria da Fazenda.
"Todo sistema fazendário funciona na Sefaz. Temos equipamentos próprios e funcionários capacitados para dar a manutenção necessária e eficaz aos contribuintes sergipanos", explicou Cláudio Cavalcante, gerente de Projetos da Sefaz.
O Sistema Fazendário também contribuiu com a evolução no aumento da arrecadação estadual. No programa anterior, existiam nove documentos de arrecadação. Já no sistema atual há um único documento de arrecadação, com código de barras, que permite o recolhimento de várias receitas no mesmo documento.
Serpro
O Serviço Federal de Processamento de Dados é a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil. Foi criado pela Lei nº 4.516, de 1º de dezembro de 1964, para modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da administração pública.
O Serpro é vinculado ao Ministério da Fazenda e cresceu desenvolvendo programas e serviços que permitem maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos. Consolidou-se, ao longo desses anos, aprimorando tecnologias adotadas por diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]