Obras de ampliação do HUSE continuam em ritmo acelerado
Continuam em ritmo acelerado as obras de ampliação do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). O trabalho está dividido em três módulos. O primeiro é o bloco de serviços, localizado em frente ao Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite e composto por lavanderia, refeitório e setor de nutrição, além de uma nova subestação de energia. O segundo bloco vai abrigar o novo Centro Cirúrgico, com nove salas, além de um Centro de Imagens e Diagnósticos. A terceira etapa é a conclusão do Pronto-Socorro (PS) Infantil, que foi inaugurado pelo governo anterior mesmo antes de estar pronto para funcionar.
De acordo com o projeto de reestruturação do HUSE, as instalações da Urgência/Emergência adulta vão ser transferidas temporariamente para o PS Infantil, o que permitirá a reforma do atual prédio do PS Adulto. A obra vai possibilitar a operacionalização do novo sistema de acolhimento e classificação de pacientes, que passará a ser feita através da implantação das áreas de baixo, médio e alto riscos – verde, amarela e vermelha, conforme estabelece o Ministério da Saúde (MS). Numa iniciativa inédita no Brasil, este sistema será estendido também para as enfermarias do hospital.
Orçada em pouco mais de R$ 4,3 milhões, já está em fase final a construção do novo Centro Cirúrgico e de Imagens, anexos às instalações do PS Infantil. De acordo com o Departamento Estadual de Habitação e Obras Públicas (Dehop), vinculado à Secretaria de Estado da Infra-Estrutura (Seinfra), o novo Centro tem aproximadamente 3,5 mil metros quadrados de área construída. Já o bloco de serviços, orçado em pouco mais de R$ 6 milhões, terá 2,5 mil metros quadrados de área. O novo refeitório terá capacidade para 176 lugares, quase o dobro do atual.
Mais atendimento
Segundo a médica Lycia Diniz, diretora-técnica do Hospital de Urgência, a ampliação do HUSE vai aumentar de cinco para nove o número de salas do Centro Cirúrgico, o que vai praticamente dobrar a capacidade de atendimento nesse setor. Da mesma forma, a transferência provisória do PS Adulto para o prédio do futuro hospital infantil vai aumentar o número de leitos fixos para 20 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, e 50 na semi-intensiva.
Quando a reforma terminar, haverá aproximadamente 120 leitos fixos no total. "O novo Centro Cirúrgico já vai dispor de expurgo próprio, salas de instrumentação cirúrgica e de videolaparoscopia", explica a diretora-técnica, ao informar que as salas de cirurgia em funcionamento serão reformadas para permitir a ampliação da atual UTI adulta.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Obras de ampliação do HUSE continuam em ritmo acelerado – Foto: Márcio Garcez/Saúde