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Com o objetivo de qualificar profissionais de educação das redes estadual e municipal que atuarão nos programas de correção de fluxo do ensino fundamental no ano letivo de 2007, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) iniciou no último domingo, 6, um Ciclo de Capacitação, que se estenderá até a próxima segunda-feira, 14. A secretária adjunta da Educação, Hortência Maria Pereira Araújo, que representou o secretário José Fernandes de Lima, disse que o Governo do Estado já começou a trabalhar para eliminar a exclusão do aluno da escola. Ela deu como exemplo a parceria com o Instituto Ayrton Senna para os programas "Se Liga" e "Acelera" de correção de fluxo.

Segundo Hortência, para conseguir acabar com a exclusão do aluno da escola são necessários competência pedagógica e compromisso político-social. De acordo com a secretária adjunta de Educação, 46,7% dos alunos da 1ª à 4ª série da rede pública de ensino sergipana estão defasados entre a idade e a série, por força de reprovação, repetência e evasão. "Após participar dos programas, os estudantes que estão em situação de defasagem suprirão o déficit dos conteúdos, avançando para salas adequadas com suas idades".

Adesão

Já aderiram ao programa de correção de fluxo 36 prefeituras sergipanas. Até o fim de 2008, cerca de 12 mil alunos estarão inseridos em séries compatíveis com suas idades, como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB-9394/96).

Segundo a coordenadora estadual dos programas, Maria Adélia Cruz Santos, a SEED quer alcançar 100% de alfabetização e de aceleração dos estudos na rede pública de ensino. Nesse sentido, foram matriculados 6.734 alunos no "Se Liga", distribuídos em 317 turmas, e 5.468 estudantes no "Acelera", vinculados a 249 turmas. "Até o momento, 410 escolas de todo o Estado aderiram aos programas, sendo 120 da rede municipal e 290 da estadual", disse Maria Adélia.

Para a representante do Instituto Ayrton Senna, Nelma Lopes, "esse enfoque educacional foi adotado em função dos estágios de desenvolvimento cognitivo dos alunos e dos aspectos psico-sociais relevantes para a formação do conhecimento".

Para a professora Sofia Teles, da Escola Estadual Rodrigues Dória, preparar os alunos é ensiná-los a vencer desafios. "Preparar estudantes não significa apenas transmitir conteúdos, mas também ensiná-los a vencerem obstáculos sociais. Valorizando meus alunos, descobri que eles passaram a gostar mais da aula e isso também é metodologia escolar".

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