Governador faz a abertura da Copa Sergipe de Futebol Sub-17
Em meio a futuros atletas e moradores da região Agreste do Estado, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, deu o pontapé inicial no primeiro jogo da Copa Sergipe Sub-17 de Futebol. O evento, que começou neste sábado, 5, no Estádio Presidente Médici, em Itabaiana, está sendo promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria do Estado de Esporte e Lazer (SEEL). As seleções de Itabaiana e Ribeirópolis foram as primeiras a mostrar o seu futebol em campo.
Durante a abertura do evento, Marcelo Déda destacou o ineditismo dessa iniciativa, que busca estimular o desenvolvimento dos jovens através do esporte. "Essa é uma política que tem grandes objetivos a cumprir. O primeiro é impulsionar os talentos das categorias de base que estão presentes em todas as cidades sergipanas, promovendo a prática esportiva. Se tudo der certo estaremos criando um celeiro de craques de futebol no Estado. Esse é também um instrumento que servirá para afastar os jovens da influência do crime e da violência", explicou.
Participam da Copa seleções de 38 municípios sergipanos, totalizando 684 atletas. Várias cidades mandaram representantes para a abertura da competição, que além do desfiles das delegações, contou com a apresentação da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, da Banda Musical de Máster de Carmópolis e com a exibição de um grupo de capoeira local.
Segundo o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Leó Filho, a Copa servirá como uma vitrine para os futuros esportistas sergipanos, dando a oportunidade de renovação que falta atualmente ao futebol local. "Essa política de incentivo ao esporte junto à juventude é uma determinação do governador que pretende interiorizar as práticas desportivas", declarou o secretário.
Competição
Cada equipe participante da Copa Sergipe contará com 18 atletas de até 17 anos de idade. Apenas cinco jogadores de cada time podem estar inscritos em federações e ter algum vínculo profissional e semi-profissional. As partidas serão realizadas aos fins de semana em oito cidades. A previsão é que o evento termine na primeira semana de junho.
Marcelo Déda anunciou também que até o fim do ano o Governo do Estado vai lançando um outro evento, os jogos abertos do interior de Sergipe. A iniciativa terá por objetivo estimular a prática esportiva no Estado em modalidades olímpicas e revelar talentos nas cidades sergipanas.
Também compareceram à abertura da Copa a prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça, o vice-governador Belivaldo Chagas, os secretários de Estado da Coordenação Política, Jorge Araújo, da Articulação com os Municípios, Bosco Costa, do Turismo, João Augusto Gama, o deputado federal Valadares Filho, o senador José Carlos Valadares, o presidente da Federação Sergipana de Futebol, Carivaldo Souza, e prefeitos de vários municípios sergipanos.
Visita
Ainda em Itabaiana, o governador visitou a sede do 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros. A visita atendeu a um pedido do comandante do grupamento, coronel França. Ele apresentou ao governador as instalações da corporação na cidade, que conta com um efetivo de 50 homens, cinco viaturas e atende a 12 municípios da região Agreste do Estado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador faz a abertura da Copa Sergipe de Futebol Sub17 – Foto: Márcio Dantas/ASN