[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O projeto “Sergipano Ilustre”, idealizado pelo professor de Filosofia e Sociologia do Colégio Estadual Tobias Barreto, Arionaldo Moura Santos, tem atraído a atenção e a participação de alunos da primeira e segunda séries do ensino médio para as atividades desenvolvidas em sala de aula. São 390 adolescentes estudando e pesquisando a vida de Fausto Cardoso. Com o apoio da direção da escola e de instituições como o Museu do Homem Sergipano, Instituto Tobias Barreto e Escola do Legislativo, os estudantes passaram a conhecer a história e o pensamento de personalidades sergipanas.

O trabalho inicia com o levantamento de dados. Visitas a museus e conversas com historiadores complementam a etapa da tarefa escolar. Segundo Arionaldo Moura, o processo tem despertado o interesse dos alunos pela escola e pelas atividades que envolvem a pesquisa. “Eles têm participado ativamente e isso mostra que o aluno da escola pública pode alcançar vôos bem mais altos do que se imagina. É preciso incentivo”.

De acordo com a orientação do professor, os alunos devem formar uma equipe e apresentar o trabalho através de capítulos durante as quatro unidades. No final, a obra deverá ser apresentada em forma de monografia. O primeiro trabalho desenvolvido pelos alunos relatou a história de Tobias Barreto. O professor já informou que no próximo ano, em 2008, os alunos vão pesquisar a vida de Sílvio Romero.

Os melhores trabalhos foram selecionados e podem ser encontrados na biblioteca do colégio.  Coordenadores, professores e diretores que atuam na rede estadual de ensino estão conhecendo o resultado da pesquisa durante a realização de reuniões coordenadas pela Diretoria de Educação de Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.