Atenção Básica inicia diagnóstico das unidades de saúde pela microrregião de Propriá
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou no último sábado, 14, o processo diagnóstico de toda a rede de Atenção Básica de Sergipe. Um grupo de 50 profissionais divididos em 22 equipes percorreu todas as unidades municipais de saúde dos 13 municípios que compõem a microrregião de Propriá.
Durante a avaliação, foi possível detectar que dentro de um mesmo município existem realidades completamente diferentes: algumas unidades com estruturas predial e de equipamentos completas, e outras que não atendem a nenhuma das normas sanitárias, de fluxo e de humanização.
Só neste primeiro dia de visitas, as equipes visitaram 66 unidades entre postos de saúde e pontos de apoio nas cidades e na zona rural, avaliando as estruturas físicas de farmácias, consultórios, instalações sanitárias, equipamentos odontológicos, salas de espera, curativo e nebulização.
Os principais problemas encontrados se concentraram nas instalações sanitárias e hidráulicas, na dispensação do lixo e na execução de trabalhos preventivos, especialmente nos povoados mais distantes das cidades.
De acordo com Ana Débora Santana, coordenadora de Atenção Básica da SES, a análise preliminar iniciada aponta não apenas para deficiências físicas das unidades. “O trabalho também indica caminhos para organizar melhor os serviços e otimizar a utilização de recursos”, explicou.
Ao fim do trabalho, o Estado vai ter um levantamento completo de todas as 600 unidades básicas de saúde de Sergipe para, a partir daí, negociar com os gestores municipais um padrão de atendimento e de estrutura que permita a Sergipe alcançar e excelência na prestação de serviços de Atenção Básica.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]