Governo discute uso sustentável da Caatinga
Para discutir o uso sustentável dos recursos florestais no tema do mês do “Fórum Meio Ambiente em Debate”, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), realiza uma palestra na próxima terça-feira, 17, com o coordenador da Unidade de Apoio Nordeste do Programa Nacional de Florestas, do Ministério do Meio Ambiente, Newton Barcellos. O evento será realizado às 8h30min, no auditório da Sociedade Semear, e marca o Dia Nacional da Caatinga, comemorado no próximo dia 28.
Barcellos vai mostrar que o manejo sustentável da vegetação no Nordeste é uma perspectiva viável pra o desenvolvimento regional de forma eficiente e equilibrada. Sua palestra terá o tema “Uso Sustentável dos Recursos Florestais da Caatinga”.
De acordo com a superintendente de Biodiversidade, Florestas e Áreas Protegidas da Semarh, Valdineide Barbosa de Santana, esse fórum tem a finalidade de trazer elementos técnicos e operacionais que fortaleçam a construção de ações e políticas voltadas para a proteção dos remanescentes da vegetação nativa Caatinga.
Pesquisas apontam que a totalidade da madeira hoje retirada do Semi-Árido é obtida de forma predatória. A atualização da vegetação natural vem se processando há séculos, seja pela extração seletiva das espécies de maior interesse, seja pela utilização das áreas de Caatinga para pastagem extensiva ou, ainda, pelo desmatamento para a implantação de culturas agrícolas e pastagens cultivadas.
A professora da Universidade Federal de Sergipe, Ana Paula Prata, irá encerrar o Fórum trabalhando o tema “Diversidade Florística da Caatinga em Sergipe”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]