[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde de Sergipe (Hemolacen) vai promover de 16 a 20 de abril a I Semana de Conscientização e Sensibilização do Hemofílico. O evento faz parte da programação da coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados em lembrança ao Dia Mundial do Hemofílico, 17 de abril, e tem o apoio da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, Federação Brasileira de Hemofilia e Ministério do Turismo.

Uma palestra sobre o tratamento e prevenção da hemofilia, realizada pelo diretor de atividades hemoterápicas, Carlos Guimarães, com a participação de estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vai iniciar os trabalhos. Na terça-feira, 17, serão distribuídos panfletos sobre a hemofilia no semáforo da Avenida Beira Mar, próximo ao Mirante da 13 de julho.

A atividade será seguida de palestras e debates que se estenderão até o dia 20, no auditório do Hemolacen, na Avenida Tancredo Neves. A abertura da I Semana do Hemofílico contará com a presença dos pacientes hemofílicos da capital e interior, do presidente da Associação dos Hemofílicos, secretários municipais de Saúde, prefeitos e profissionais da área, além da participação especial do Grupo de Teatro UTI do Riso. 

A Hemofilia é um distúrbio hereditário que se caracteriza por hemorragias prolongadas ou pontuais, especialmente nos músculos, articulações ou órgãos internos. Segundo o cirurgião dentista Camilo Tavares, que há dois anos atende portadores de hemofilia no Hemolacen, existem em Sergipe 76 hemofílicos cadastrados no ambulatório do Banco de Sangue do Estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.