Estado começa diagnóstico das unidades municipais de saúde neste sábado
A coordenadoria de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai iniciar neste sábado, 14, a série de visitas às 600 unidades municipais de saúde de Sergipe para diagnosticar em detalhes a situação física de cada uma e obter um panorama geral dos processos de trabalho utilizados no dia a dia. O trabalho vai permitir que o Governo do Estado defina as prioridades de investimentos para garantir mais resolutividade e melhor qualidade da assistência médica oferecida à população.
As visitas estão divididas de acordo com as microrregiões de saúde e acontecerão nos fins de semana. Neste sábado, o grupo sairá em 33 carros para visitar a microrregião de Propriá, que inclui também os municípios de Brejo Grande, Ilha das Flores, Japoatã, Neópolis, Pacatuba, Santana de São Francisco, Amparo de São Francisco, Aquidabã, Canhoba, Cedro de São João, Malhada dos Bois, São Francisco e Telha.
Nesta fase, os profissionais enviados pela SES vão aplicar um questionário para detalhar as condições físicas de todas as unidades de saúde municipais, o que vai facilitar a disseminação da política estadual de Saúde da Família. De posse dessas informações, a Secretaria da Saúde vai também estudar as rotinas de trabalho e estabelecer um sistema de educação permanente para os profissionais, e uma padronização mínima para o funcionamento das unidades.
“O Estado vai conhecer a realidade de cada lugar para começar a investir em quem mais precisa”, informou a coordenadora da Atenção Básica da SES, Ana Débora Santana. “Nossa intenção não é fiscalizar, mas estabelecer vínculos com os municípios para que eles ganhem autonomia a partir da definição de um plano de investimentos”, acrescentou.
O projeto piloto para o diagnóstico foi realizado no dia 1º de março na cidade de Poço Verde. As datas de visitas às outras microrregiões serão divulgadas em breve.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]