[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos do Departamento de Educação e diretores regionais se reuniram na manhã desta quinta-feira, 12, na Secretaria de Estado da Educação (SEED), para discutir os itens de regulamento da 1ª Olimpíada Ambiental de Sergipe “Lidando com a Escassez da Água”. A olimpíada foi lançada no último dia 5 de março, durante as comemorações da Semana da Água, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Frente em Defesa das Águas de Sergipe. O objetivo é estimular a capacidade de reflexão, criatividade e capacidade crítica dos alunos e professores.

De acordo com o superintendente da Qualidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental da Semarh, Lúcio Valério Lima Vieira, o apoio da Secretaria de Educação será fundamental para o sucesso da Olimpíada.  “Essa parceria vem reforçar as estratégias do Governo do Estado em priorizar a educação ambiental nos níveis de educação, transformando a realidade do Estado, meta a ser alcançada pela atual gestão”, disse o superintendente.

Durante a reunião, os técnicos da Semarh e a representante da SEED na coordenação do evento, Maria da Conceição Cruz, apresentaram detalhes da situação, ouviram questionamentos e discutiram sobre as modalidades que serão trabalhadas de acordo com o regulamento da Olimpíada. Eles pediram aos diretores regionais que criassem novas alternativas para mobilizar professores e alunos em torno da importância da educação ambiental e suas participações na Olimpíada Ambiental de Sergipe. 

Para a diretora da Regional de Educação 2, Wanda Monteiro, envolver os educadores e estudantes das escolas da região em atividades voltadas para a educação ambiental vai fortalecer o plano pedagógico implantado pelas equipes diretivas. A diretora informou que as questões ambientais são temas constantes em salas de aula. “Temos escolas que desenvolvem esse trabalho constantemente, inclusive trabalhando junto à comunidade”, ressaltou Vanda Monteiro.

“A Secretaria de Educação quer fazer com que os temas relacionados à educação ambiental sejam rotineiramente discutidos nas escolas da rede pública estadual”, informou a diretora do Departamento de Educação, Izabel Ladeira. Ela acredita que essa conquista se dará com o envolvimento dos professores, das diversas disciplinas, através de dinâmicas realizadas em salas de aula.

Inscrições

Continuam abertas até o próximo dia 30 de abril as inscrições para a 1ª Olimpíada Ambiental de Sergipe. Os interessados em participar devem preencher a ficha disponível no site oficial da Olimpíada.

Direcionada a alunos e professores das redes pública e particular de ensino de Sergipe, a competição envolve a elaboração de projetos que devem ser desenvolvidos por alunos e professores nas disciplinas de Ciência, Arte, Produção de Textos e Projetos (categoria exclusiva dos professores). As categorias serão divididas em alunos dos ensinos fundamental, médio, superior e professores.

Premiação

A premiação ocorrerá no dia 8 de junho, no encerramento da Semana do Meio Ambiente. Serão premiados os três primeiros trabalhos, por modalidade, em cada uma das categorias. Os primeiros colocados receberão um troféu, além do prêmio de R$ 500, em caderneta de poupança. Os trabalhos classificados em 2º e 3º lugares receberão Menção Honrosa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.