Policiais da CPTur estão sendo capacitados na área de turismo
Começou no sábado, 24, o treinamento em atividade turística para os policiais militares da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur). O curso, ministrado na Faculdade de Sergipe (Fase), terá duração de três semanas e foi dividido em três partes. As duas primeiras em sala de aula, onde serão passadas noções geográficas, sócio-econômicas, históricas, culturais e gastronômicas do Estado. A terceira será um “city-tour” por Aracaju, para que os policiais militares possam conhecer mais detalhadamente os pontos turísticos da capital sergipana.
A professora de Turismo Beijanine Abadia, que está ministrando o curso, disse que a experiência mostra que o turista, quando precisa de informação, procura um policial por se sentir mais seguro. “Desde criança somos ensinados a procurar a polícia em caso de necessidade e isto vale também para os turistas que estão em busca de informação”, explicou a professora. A primeira turma conta com 30 policiais militares. Quando o curso terminar, outra turma será formada.
A iniciativa deste curso partiu dos próprios policiais da CPTur. A companhia foi criada recentemente para atender aos turistas e visitantes do interior de Sergipe que passeiam pela capital. A CPTur está instalada no bairro da Atalaia e a sua criação fez diminuir as ocorrências envolvendo turistas em Sergipe. A formação dos policiais da Companhia passa por experiências de outros Estados.
Para o secretário de Estado do Turismo, João Augusto Gama, iniciativas como esta, devem ser cada vez mais incentivadas pelas secretarias de Turismo e de Segurança Pública, para que haja uma maior integração entre as áreas do Governo do Estado.
“Com a união dos nossos esforços, todos ganham. O turista que visita nosso Estado percebe a nossa tranqüilidade, fazendo com que ele volte e convença outras pessoas a nos visitar. Este ciclo virtuoso aquece a cadeia produtiva do turismo e o poder público cumpre o seu dever de oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento deste segmento de mercado”, disse Gama.
Foto: Wellington Barreto/Turismo
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]