PM faz treinamento de retomada de reféns com policiais do COE nesta sexta-feira
A Polícia Militar de Sergipe realiza desde o último sábado, 17, uma capacitação extraordinária com integrantes do Comando de Operações Especiais (COE). As instruções englobam ações anti-sequestro e anti-terrorismo e estão sendo ministradas por especialistas da Polícia Militar de Pernambuco e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O treinamento será concluído com uma simulação de tomada de reféns no prédio desativado da Casa de Detenção de Aracaju, a partir das 15h30min desta sexta-feira, 23.
Durante o exercício, serão postas em prática novas técnicas aprendidas durante o curso, que incluem negociação e gerenciamento de crise. Também são feitas entradas de risco em ambientes confinados, procedimentos diante de explosivos e agentes químicos, além de tiro tático de precisão e em movimento, com uso de fuzis, metralhadoras e pistolas, inclusive sob baixa luminosidade. O conteúdo é passado em sessões teóricas e práticas em três turnos diários, em salas de aula e estandes.
Segundo o comandante do COE, capitão Luiz Henrique Oliveira, os melhores grupos de operações especiais do mundo treinam constantemente seus integrantes, pois a repetição e variação dos exercícios servem para aumentar a precisão e a agilidade na execução dos movimentos. Os estudos de caso também reforçam a capacidade de tomada de decisões. "A premissa é potencializar a capacidade de coordenar as ações em grupo, com cada integrante em sua função específica", explica.
Ainda de acordo com o capitão Luiz Henrique, apesar da capacidade ofensiva do grupamento, a meta em todas as ações é resolver o caso preservando a integridade dos envolvidos.
"Preparamos a tropa para solucionar ocorrências de alta complexidade sem o sacrifício de vidas, sejam de vítimas, policiais ou infratores. Por isso, a preparação técnica e psicológica é fundamental", afirma o oficial, que já passou por cursos semelhantes em outras corporações, junto com outros integrantes do COE.
Operações
Fundado em fevereiro de 1996, o COE é considerado como a tropa de elite da Polícia Militar de Sergipe, pois atua em situações de perigo extremo, inclusive no combate ao crime especializado. Suas equipes atuam para neutralizar o infrator, através da força não-letal e letal, para que ele não possa causar nenhum mal à população ou ao próprio policial militar. O grupamento possui atualmente integrantes capacitados a atuar em missões a pé ou embarcadas, sejam em viaturas terrestres, aquáticas ou aéreas, e em ambientes urbanos ou naturais, abertos ou confinados.
Fotos: Allan de Carvalho/PM
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]