Motoristas devem ter cuidado ao dirigir no período chuvoso
Neste período de chuvas instáveis, como a pancada de chuva que atingiu Aracaju nesta sexta-feira, 2, os motoristas devem redobrar a atenção ao volante e tomar certos cuidados para evitar acidentes de trânsito. O alerta vem da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), que contabilizou um aumento em torno de 25% nas ocorrências registradas pela Serviço de Atendimentos a Acidentes de Trânsito (SAAT) nos últimos dias.
Segundo o comandante da CPTran, major Elias Linhares, a atenção dos condutores deve ser constante para evitar o tipo de acidente mais freqüente neste período, a colisão traseira. De acordo com ele, o momento mais perigoso é quando a chuva começa.
"A poeira e o óleo da pista se juntam com a água e eles formam uma camada bastante deslizante. Qualquer freada mais brusca seria fatal. Com o piso molhado, os freios demoram a funcionar e o maior aliado é a atenção, já que o tempo de parada do veículo se prolonga". A dica é respeitar a velocidade média das vias e manter uma distância segura do veículo da frente.
Outro recurso importante que não deve ser esquecido com as fortes chuvas são os desembaçadores traseiro e dianteiro do carro. "Quase todos hoje em dia têm esse recurso. Ele é fundamental caso o motorista não queira ter um prejuízo em virtude de uma colisão indesejada", revela Linhares.
Mudança de trajeto
Para se desvencilhar dos perigos apresentados ao dirigir, o motorista precisa escolher novos percursos e evitar o chamado "complexo de formiga", fenômeno atribuído àquelas pessoas que sempre usam as mesmas vias quando dirigem pela cidade. "Essa é uma mania muito comum em Aracaju. É preciso escolher itinerários com um fluxo menor de veículos. No policiamento do dia-a-dia, percebemos um congestionamento muito grande em avenidas como Hermes Fontes, Barão de Maruim e Desembargador Maynard, quando ruas paralelas estão praticamente vazias", alertou o comandante da CPTran.
O trabalho de conscientização tem sido feito junto aos motoristas. Major Elias Linhares pede que os motoristas possam repassar estas informações para que o número de acidentes diminua até o final do período de chuvas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Motoristas devem ter cuidado ao dirigir no período chuvoso –