Governo vai ajudar na recuperação de cidades atingidas pelas chuvas
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, autorizou as secretarias de Infra-Estrutura, Planejamento e Desenvolvimento e Inclusão Social a firmar os convênios com as prefeituras de Itabaiana e Porto da Folha, para a recuperação das áreas afetadas pelas chuvas nesses municípios. A medida foi tomada em reunião realizada no Palácio dos Despachos nesta quinta-feira, 22. O Governo do Estado também vai homologar o pedido de situação de emergência feito pela Prefeitura de Porto da Folha e solicitar recursos do Ministério da Integração Nacional para a reconstrução das 49 casas afetadas com as chuvas no município. O convênio prevê, também, ajuda na reconstrução das 16 casas destruídas em Itabaiana e na recuperação do calçamento.
O governador também orientou a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social a intensificar as ações de assistência às prefeituras para garantir alimentação, abrigo e medicamentos aos mais de 350 desalojados nos dois municípios. Ficou definido também que a Secretaria de Estado da Infra-Estrutura, através do Departamento Estadual de Infra-estrutura Rodoviária de Sergipe (DER) e Departamento Estadual de Habitação e Obras Públicas (Dehop), vai providenciar a recuperação das vias públicas afetadas e fazer um projeto de macrodrenagem para Itabaiana.
As ações emergenciais do Governo do Estado foram definidas após a análise dos laudos técnicos apresentados pelo coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Naílson dos Santos. "Vamos disponibilizar toda a estrutura necessária para ajudar as prefeituras na reconstrução das casas, na pavimentação das ruas afetadas pelas chuvas e no apoio aos desabrigados", afirmou Marcelo Déda.
Participaram da reunião no Palácio dos Despachos os secretários da Casa Civil, de Governo, de Inclusão e Desenvolvimento Social, de Coordenação Política, da Fazenda, do Planejamento, da Comunicação, da Infra-Estrutura, de Articulação com os Municípios e da Procuradoria-Geral do Estado.
Laudo técnico
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, os laudos técnicos apontam, em Porto da Folha, um prejuízo estimado de aproximadamente R$ 400 mil. Em Itabaiana, onde de sexta para sábado choveu um volume de água superior à média de dois meses na cidade, a previsão é que a Prefeitura precise de R$ 110 mil para sanar os estragos provocados pelas chuvas no município. "Campo do Brito, Monte Alegre e Glória também foram atingidos pelas chuvas, mas os danos foram pequenos e poderão ser resolvidos sem maiores problemas", relatou o tenente-coronel Naílson dos Santos.
A Defesa Civil do Estado irá solicitar recursos do Ministério de Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, para as obras em Porto da Folha. O documento será enviado à Brasília logo após o Governo do Estado homologar o decreto de situação de emergência do município sergipano, o que deve ocorrer até esta sexta-feira, 23.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, a previsão é de mais chuvas no Estado nos próximos dias. ?Por isso, continuaremos em alerta para atender a população das cidades?, declarou o tenente-coronel, Naílson dos Santos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo vai ajudar na recuperação de cidades atingidas pelas chuvas –