Governador participa de audiência com presidente Lula
Educação, rodovia, ponte, gasoduto, canal e Aeroporto de Aracaju. Estes foram os assuntos tratados pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda, na audiência que teve na manhã desta sexta-feira, 16, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília. O governador também manteve audiência com os ministros da Educação e do Planejamento, Fernando Haddad e Paulo Bernardo, respectivamente. "Foi uma agenda extensa e muito proveitosa para Sergipe", disse Marcelo Déda.
A audiência com o presidente Lula durou cerca de uma hora. O governador pediu a aceleração da licitação para a elaboração do projeto executivo do Canal de Xingó, obra prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). E ouviu do presidente uma boa notícia: a duplicação do trecho sergipano da BR-101, outra obra de Sergipe incluída no PAC, deverá ser licitada ainda este ano.
Marcelo Déda solicitou a pavimentação do trecho de 80 quilômetros da BR-235 entre Carira e Jeremoabo, na Bahia, a construção de um ramal do gasoduto do Nordeste para levar gás a Itabaiana, a aceleração das obras de duplicação da BR-101 na altura de Pedra Branca, em Laranjeiras, a antecipação de recursos da contrapartida do Programa de Desenvolvimento Turístico do Nordeste (Prodetur) para a construção da ponte Mosqueiro-Caueira e a instalação dos fingers, passarelas móveis cobertas para passageiros, no aeroporto de Aracaju.
Educação
O governador solicitou ainda o apoio do presidente para projetos no setor da Educação. Nessa área, um dos assuntos tratados foi a expansão da Universidade
Federal de Sergipe (UFS). Déda quer a conclusão do campus da UFS em Laranjeiras e a implantação de outros dois campi no Estado, um em Lagarto e outro em Nossa Senhora da Glória. Além disso, defende a abertura de três novas escolas técnicas em Sergipe.
A Universidade Aberta, para o ensino superior à distância, foi outro assunto da audiência de Déda com Lula. O Ministério da Educação aprovou a implantação da UA em 26 municípios sergipanos, mas apenas sete puderam aderir ao projeto, em função das exigências do Ministério da Educação. Déda quer encontrar, em acordo com o MEC, uma fórmula de o Estado apoiar os demais municípios, de modo que Sergipe possa manter a meta de 26 municípios com Universidade Aberta.
Na quinta-feira, 15, Marcelo Déda esteve com o ministro da Educação, Paulo Hadad, com quem tratou dos assuntos do setor educacional, acompanhado pelo secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, e pelo reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho.
No mesmo dia, o governador de Sergipe manteve audiência com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para tratar da situação fiscal do Estado com vistas à captação de recursos do Governo Federal e do Orçamento Geral da União (OGU). Nesse campo, Sergipe tenta resolver um problema herdado do governo anterior, que é a perda das Certidões de Regularidade Fiscal e Previdenciária por ter ultrapassado os limites de gastos com pessoal na Assembléia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado fixados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador participa de audiência com presidente Lula –