Déda disponibiliza estrutura do Governo para Itabaiana
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, colocou os órgãos do Governo do Estado à disposição da prefeitura de Itabaiana. Mesmo de Brasília, onde participou de audiências com o ministro da Educação, Fernando Haddad, e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marcelo Déda determinou que a Defesa Civil Estadual ajudasse o município. Na tarde desta quinta-feira, uma forte chuva atingiu a cidade.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Naílson Santos, que foi até Itabaiana, três edificações, duas casas e um prédio de andar, foram condenadas. O motivo foi o rompimento do sistema de drenagem que passa por baixo da rua. Ele não agüentou a pressão da água. Ao todo, sete famílias moravam nas construções.
Equipes da Secretaria de Ação Social de Itabaiana, com o apoio da Defesa Civil Estadual, conseguiram convencer as famílias a deixar suas casas e ir para um lugar seguro. De acordo com o tenente-coronel Naílson Santos, as construções condenadas ameaçam outras casas da rua.
Prevenção
Desde o dia 7 deste mês, quando surgiu a possibilidade de enchentes em cidades próximas ao rio São Francisco, por causa do aumento das chuvas em Minas Gerais e o conseqüente aumento na vazão do rio, que o governador Marcelo Déda determinou que fossem adotadas medidas preventivas para minimizar os efeitos das possíveis enchentes. Com as chuvas desta semana, a atenção dada pelo Governo do Estado foi redobrada e todos os órgãos ligados à Defesa Civil estão em alerta constante.
Seguindo a recomendação do governador, a Secretaria de Estado de Inclusão e Desenvolvimento Social criou a Sala de Situação, central que reúne todos os órgãos envolvidos em situações de enchentes, seca e outras necessidades. Os órgãos que compõem a Sala de Situação são: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Deagro, DER, BNB, Codevasf, Gabinete da Primeira Dama, além das secretarias de Estado da Saúde, da Educação, de Coordenação Política, de Articulação com os Municípios, de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Agrário e Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Outros órgãos e setores da administração estadual podem ser incorporados à Sala de Situação, que funciona na Secretaria de Inclusão, na rua Santa Luzia, 680, no bairro São José, em Aracaju. A central conta com um telefone exclusivo para contatos e comunicação de emergências, 3214-2580, e um e-mail, saladesituacao@gmail.com.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda disponibiliza estrutura do Governo para Itabaiana –