[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Salvamento, prevenção criminal, busca de criminosos e defesa do meio ambiente. São estes os objetivos do Centro Integrado de Operações Fluviais que será inaugurado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp). A previsão é de que o serviço esteja funcionando no primeiro semestre deste ano. O Centro vai funcionar no antigo atracadouro das balsas da cidade de Barra dos Coqueiros.

O policiamento será garantido por uma força-tarefa composta por homens do Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar, especialmente treinados para esse tipo de operação. A Marinha do Brasil será a consultora do projeto e vai fornecer o suporte técnico nas escolhas das embarcações, nas análises da legislação das atividades da Marinha, especificamente aquelas que possam se opor ao trabalho desta modalidade de patrulhamento policial.

De acordo com levantamentos da polícia, grande parte dos rios do Estado e seus afluentes são utilizados como vias de fuga de criminosos, sobretudo no Rio do Sal, um dos afluentes do Rio Sergipe, por onde são transportados produtos furtados e roubados, drogas e armas ilegais. A criação do Centro Integrado vai manter um patrulhamento constante nos rios que banham a capital sergipana e em cidades do interior.

Além das atividades policiais, a unidade policial dará apoio à população em caso de calamidades públicas ou emergências, colaborando com o transporte de vítimas e bens materiais. O Centro Integrado de Operações Fluviais também vai realizar fiscalizações ambientais para a preservação dos recursos naturais. A área de atuação do policiamento fluvial compreenderá todo o Estado, mas em principio deve atuar no estuário do Rio Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.