[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Ouvir a comunidade para a construção de um plano eficaz de segurança pública comunitária. Com este objetivo aconteceu na noite de terça-feira, dia 6, uma audiência pública entre moradores de Tobias Barreto, o secretário de Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Péricles de Meneses, e representantes da Polícia Civil. Na audiência, o secretário confirmou a reabertura dos Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC?s) de Tobias Barreto. O evento contou com a presença da prefeita da cidade, Marli do Carmo Barreto, vereadores, e representantes do conselho de segurança além de lideranças das cidades vizinhas.

Durante a audiência, o secretário expôs a situação crítica em que encontrou a Segurança Pública em Sergipe e afirmou que as ações serão discutidas entre a polícia e a comunidade. Ele ouviu as necessidades dos moradores e apresentou mudanças já efetuadas pelo novo governo. Uma delas foi a transformação da delegacia de Tobias Barreto em regional, com a presença de dois delegados de carreira na unidade.

O secretário também confirmou a abertura dos PAC?s. "Em outros tempos brincaram com a segurança em Sergipe, mas a partir dessa nova gestão, este tema será considerado com toda a seriedade", afirmou Kércio. Além disso, Kércio Pinto anunciou o aumento do efetivo de policiais militares nos PAC’s dos povoados, logo após a formação dos policiais, o que vai ocorrer neste semestre. "Este é um município importante, de comércio forte, com uma população de 50 mil habitantes e faz divisa com a Bahia. Por isso é alvo da atenção da Secretaria de Segurança Pública. Estamos aqui para ouvir a comunidade e fazer melhorias na segurança", disse o secretário. 

O comandante da Polícia Militar ressaltou a importância da reunião e apresentou as atividades desempenhadas pela PM na região. "Este comandante veio ouvir a população para traçar estratégias e mecanismos que sejam eficazes e efetivas. Este é um momento de construção coletiva de segurança pública, que implica aproximação da comunidade e dos órgãos de segurança estadual. Polícia e comunidade devem andar em parceria", afirmou o coronel Péricles.  

Propostas

A comunidade apresentou sugestões para o secretário de Segurança. Entre elas estão a reabertura dos PAC?s nos povoados Monte Coelho e Samambaia, áreas mais populosas do município. A presidente do Conselho Interativo de Segurança Comunitária de Tobias Barreto (CISTOB), Tereza Dantas, solicitou ao comandante da PM a implantação de um fórum de discussão sobre segurança na cidade. 

Outra solicitação foi sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). "O uso de entorpecentes é uma realidade em Tobias e precisamos capacitar nossas crianças contra esta mazela. Sabemos que as drogas implicam em outros crimes de maior gravidade" disse Tereza. 

Mudança

Para a prefeita Marli Barreto, a presença da cúpula da SSP no município confirma o compromisso do novo governo em garantir a tranqüilidade em Tobias Barreto e no Estado. Ela afirmou que o município será parceiro da SSP na implantação das melhorias no policiamento na cidade. "Este é um momento ímpar vivido em Sergipe, em que os gestores de segurança saem dos seus gabinetes para ouvir a população", enfatizou Marli.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.